Percepção e gestão ambiental: de espaços indiferenciados para lugares valorizados

Autores

  • Maria Flávia Carvalho Gazzinelli
  • Luciana Braga
  • Andréa Gazzinelli
  • Luiz Alberto Gonçalves

Palavras-chave:

Educação Ambiental, Valorização dos Ambientes, Subjetividade, Conhecimento

Resumo

O presente artigo analisa um Programa de Educação Ambiental desenvolvido no lugarejo de Boa União, no interior do estado de Minas Gerais. Caracteriza-se por operar através da tríade - distanciamento, reconhecimento, valorização - dos ambientes próximos. Baseia-se na hipótese de que a ruptura com o habitual é condição necessária para que os sujeitos se desloquem da condição de espectadores para assumirem a de atores sociais frente aos ambientes. Observa-se que a aquisição de atitudes não, necessariamente, vem acompanhada da aquisição de conhecimentos elaborados. Pois, há frações de conhecimento que além de ir ao encontro dos desejos, tendências e motivações dos sujeitos, os ajudam a compreender os seus problemas ambientais no grau necessário para poder atuar e operar sobre ele, podendo resultar, ao final, em mudança de postura e atitude.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2023-05-29

Como Citar

Gazzinelli, M. F. C., Braga, L., Gazzinelli, A., & Gonçalves, L. A. (2023). Percepção e gestão ambiental: de espaços indiferenciados para lugares valorizados. Educação Em Revista, 18(36). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44954

Edição

Seção

Artigos