HISTÓRIA DE VIDA DE PEDAGOGOS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL

Autores

  • Giovani de Paula Batista Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Evelise Maria Labatut Portilho Pontifícia Universidade Católica do Paraná
  • Claudia Sebastiana Rosa da Silva Pontifícia Universidade Católica do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v40i40.45138

Palavras-chave:

História de Vida, Pedagogo Escolar, Identidade Profissional, Aprendizagem

Resumo

Este artigo apresenta resultados de uma pesquisa realizada por meio de um programa de formação continuada, com pedagogos atuantes na educação básica, em escolas do município de Curitiba e região metropolitana. A partir da construção de um memorial, buscou-se reconhecer, na história de vida, suas experiências que contribuíram para a construção da identidade profissional do pedagogo escolar. O estudo, de enfoque fenomenológico hermenêutico, analisou as histórias de vida de 17 pedagogos, observando-se experiências e aprendizagens que, ao longo da trajetória, nos diferentes espaços de socialização, desde a educação básica, passando pela formação acadêmica e, principalmente, atuação profissional, contribuíram para a profissionalidade do pedagogo escolar. Os relatos indicam que referências familiares, experiências da infância, como brincadeiras relacionadas à escola, e o convívio com bons professores na educação básica foram importantes para a escolha da profissão. Por sua vez, experiências com os colegas em diferentes contextos de atuação profissional exerceram influência no desenvolvimento de comportamentos, habilidades, atitudes e valores que definem maneiras de ser e estar na profissão. Evidencia-se que as aprendizagens no contexto familiar e profissional exerceram influências na escolha pela profissão de pedagogo e no modo como compreendem e exercem a função atualmente, ou seja, elementos que constituem a identidade profissional.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Giovani de Paula Batista, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Licenciatura em Educação Física (PUCPR), mestrado e doutorado em Educação (PUCPR). Professor da Rede Estadual de Educação do Paraná.

  • Evelise Maria Labatut Portilho, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Licenciada em Pedagogia (PUCPR), Especialização em PsicoPedagogia (PUCPR), Mestrado em Educação (PUCPR), Doutorado em Educação (Universidade Complutense de Madri). Professora de ensino superior.

  • Claudia Sebastiana Rosa da Silva, Pontifícia Universidade Católica do Paraná

    Licenciatura em Pedagogia (ACESC), Especialização em Psicopedagogia (PUCPR), Mestrado e doutorado em Educação (PUCPR). Professora de ensino superior.

Publicado

03-12-2025

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

1.
HISTÓRIA DE VIDA DE PEDAGOGOS ESCOLARES NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL. edur [Internet]. 3º de dezembro de 2025 [citado 16º de janeiro de 2026];40(40). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45138