INFLUÊNCIAS DE CONCEPÇÕES PARADIGMÁTICAS DA CIÊNCIA EM TEXTOS DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE ECOLOGIA

Autores

  • Rafael Santos de Aquino Instituto Federal do Sertão Pernambucano https://orcid.org/0000-0002-8976-2540
  • Rita Paradeda Muhle Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Carmen Roselaine de Oliveira Farias Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão Universidade Federal Rural de Pernambuco

Palavras-chave:

paradigmas científicos, ensino de ecologia, crônica ambiental

Resumo

Este artigo analisou textos de licenciandos de Ciências Biológicas sobre a temática ecológica tendo por referência as concepções paradigmáticas da ciência contemporânea: complexa, sistêmica e cartesiana. O contexto da investigação foi o componente curricular Prática de Ecologia de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas de uma universidade pública do Nordeste brasileiro. A investigação empregou uma abordagem qualiquantitativa com o objetivo de identificar a influência de concepções paradigmáticas da ciência na construção de significados de temáticas ecológicas pelos licenciandos participantes da pesquisa. A metodologia combinou a elaboração de esquemas conceituais e a Análise Estatística Implicativa (ASI), o que permitiu visualizar as implicações de complexidade e profundidade das relações estabelecidas entre variáveis conceituais presentes nos textos. Os resultados indicaram que diferentes temáticas ecológicas sofrem distintas influências paradigmáticas. As concepções sistêmicas e complexas estiveram presentes em temas como conservacionismo e impacto ambiental, enquanto o consumismo esteve vinculado ao paradigma cartesiano. A pesquisa corroborou, ainda, com a adequação de abordagens mistas de pesquisa para a área de ensino de ciências.

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Biografia do Autor

Rafael Santos de Aquino, Instituto Federal do Sertão Pernambucano

Professor do Instituto Federal do Sertão Pernambucano - IFSertãoPE desde 2010, tem formação em Zootecnia pela Universidade Federal Rural de Pernambuco - UFRPE (2009) e participante do Programa de Graduação Sanduíche CAPES/FIPSE-EUA entre UFRPE e Texas A&M University, resultando na Especialização em Agriculture and Life Science (2007). É também licenciado em Ciências Biológicas pela UFRPE (2018) e especialista em Ensino de Biologia pela Universidade Cândido Mendes - UCAM (2017). Mestrado em Zootecnia pela UFRPE (2012). Realizou doutorado em cotutela entre o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências - PPGEC/UFRPE e a École Doctorale Éducation Culture et Politique - ECP na Université Lumière Lyon 2, na França, obtendo os títulos de doutor em Ensino das Ciências e Matemática pela UFRPE e em Science de l'Éducaton et la Formation pela universidade francesa ambos em 2022. Atua na área de Zootecnia e Biologia, Ensino de Ciências, Análise Estatística Implicativa (ASI) aplicada, Educação Multicultural e Metodologia Científica Mista aplicada ao Ensino e Educação.

Rita Paradeda Muhle, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Doutora em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Doutorado Sanduíche no Exterior na University of Saskatchewan (Canadá). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Educação - PUCRS. Bolsista Integral CNPq. Bióloga graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (Bacharel e Licenciatura), Especialista em Diversidade e Conservação da Fauna pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Educadora Ambiental em Projetos Socioambientais e formação de professores no Rio Grande do Sul. Faz parte do grupo de pesquisa "Cultura, Ambiente e Educação" - UFRGS, e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES/UFPE). Foi professora do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) entre os anos de 2021 e 2022. Atualmente é pós-doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (PPGEC) da Universidade Federal Rural de Pernambuco.

Carmen Roselaine de Oliveira Farias, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Direito (FURG-1998) e especialista em Direito Ambiental (UNIMEP-2005). Mestra em Educação para a ciência (UNESP-2003) e doutora em Educação (UFSCar-2008) com estágio sanduíche em Lisboa (CIE-UL) no âmbito do Programa CAPES/GRICES. Realizou entre 2009 e 2010 estágio de pós-doutorado no PPGE da PUCRS no âmbito do PNPD/CAPES. Em 2022 iniciou estágio de pós-doutorado no PPGECT/UFSC com uma pesquisa sobre escrita acadêmica e implicações na autoria, autonomia e formação. Desde 2010 é professora do Departamento de Biologia da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), Campus de Recife, lotada na Área de Ensino das Ciências Biológicas. É líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação e Sustentabilidade (GEPES/UFRPE) e orienta trabalhos de graduação, iniciação científica, extensão, mestrado e doutorado. Coordenou o PPG em Ensino das Ciências da UFRPE de 09/2016 a 01/2021 e o PPG Rede Nordeste de Ensino/UFRPE de 02/2021 a 03/2022. Atua em projetos de pesquisa e extensão nas áreas de educação ambiental e ensino de ciências, buscando articular perspectivas educativas e ecológicas em diferentes contextos. Linhas de investigação: educação ambiental e currículo; formação inicial de professores; ensino de ciências e questões sociocientíficas e socioambientais; pesquisa de matriz fenomenológica; letramentos socioambientais; escrita acadêmica.

Ana Maria dos Anjos Carneiro Leão, Universidade Federal Rural de Pernambuco

Graduada em Medicina (1986) e com mestrado em Bioquímica (1992) pela Universidade Federal de Pernambuco, tem doutorado em Ciências (Bioquímica) pela Universidade Federal do Paraná (1998). Realizou estágio pós doutoral na Universidade Federal do Ceará (2006). No período entre 1988 e 2006, desenvolveu atividades de pesquisa na área de Bioquímica, desenvolvendo ensaios pré clínicos de moléculas bioativas, especificamente atividade antitumoral, anti-Schistosoma mansoni e na modulação dos pocessos inflamatórios e de cicatrização. Atualmente é professor associado 4 da Universidade Federal Rural de Pernambuco, dedicando-se aos processos de ensino-aprendizagem em Biologia. Sua experiência na área de Ensino tem ênfase na construção de significados referentes a conceitos microscópicos e processuais da Biologia (Bioquímica, Biologia Celular e Genética), em uma perspectiva sistêmico-complexa e no contexto multicultural. Tais atividades são direcionadas à formação inicial e continuada de professores para atuação no Ensino Médio e Superior. Atua nos seguintes programas de pós-graduação: (1) Programa de Pós-Graduação em Ensino das Ciências (mestrado e doutorado) da UFRPE, desde 2001, assumindo a equipe de Coordenação deste Programa no quadriênio 2016-2020; e (2) Rede Nordeste de Ensino (RENOEN), polo UFRPE, desde 2020 e fazendo parte da Coordenação do Polo, a partir de 2022.

Publicado

2024-07-22

Como Citar

Santos de Aquino, R., Muhle, R. P., Farias, C. R. de O., & Carneiro Leão, A. M. dos A. (2024). INFLUÊNCIAS DE CONCEPÇÕES PARADIGMÁTICAS DA CIÊNCIA EM TEXTOS DE LICENCIANDOS DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS SOBRE ECOLOGIA. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45194

Edição

Seção

Artigos