Que escola pós-pandemia?

Autores

  • Márcio Rimet Nobre UFMG
  • Nádia Laguárdia de Lima Universidade Federal de Minas Gerais
  • Cristiane de Freitas Cunha Grillo Universidade Federal de Minas Gerais
  • Geane Carvalho Alzamora Universidade Federal de Minas Gerais
  • Maralice de Souza Neves Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luciana Andrade Gomes Bicalho Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Lorena Tarcia Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH)

Palavras-chave:

adolescência, ensino remoto, ensino presencial, escola pós-pandemia, tecnologia digital

Resumo

A pandemia de covid-19 alterou drasticamente o cenário social, impactando todos os setores da vida. No campo educacional, a rápida transição para o ensino remoto imposta pelo isolamento social, afetou a vida de estudantes, educadores e familiares, incidindo sobre o processo ensino-aprendizagem. Além dos efeitos psíquicos decorrentes do isolamento social, a substituição do ensino presencial no contexto pandêmico acentuou o desinteresse dos jovens pela escola, que já vinha perdendo sentidos políticos e existenciais para eles, tornando patente o menor engajamento pelo ensino remoto. Além disso, as reduzidas condições econômicas de grande parte da população também foram aprofundadas, corroborando as dificuldades de acesso à internet e às mídias necessárias para essa adaptação. Se a escola já não era capaz de atraí-los, no contexto da pandemia ela parece ainda mais distante e incapaz de ajudá-los a lidar com os impasses atuais. Neste sentido, realizamos uma pesquisa qualitativa buscando escutar os jovens sobre seus sentimentos e vivências no contexto da pandemia, bem como sobre os sentidos que atribuem à escola, especialmente em momento de transição no retorno às aulas presenciais. A pesquisa buscou investigar, sobretudo, que escola eles gostariam de ajudar a construir no novo contexto, considerando que adaptações serão exigidas por parte de todos os agentes envolvidos na educação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Márcio Rimet Nobre, UFMG

Doutor em Psicologia (Estudos Psicanalíticos) pela UFMG. Mestre em Psicologia pela PUC Minas. Especialista em Teoria Psicanalítica (UFMG). Colaborador do Laboratório Além da Tela: Psicanálise e Cultura Digital (UFMG).

Nádia Laguárdia de Lima, Universidade Federal de Minas Gerais

Pós-doutora em Teoria Psicanalítica pela UFRJ. Doutora em Educação pela UFMG. Professora associada do Departamento de Psicologia e do Programa de Pós-graduação em Psicologia da UFMG. Membro do Lepsi Minas. Coordenadora do laboratório Além da Tela: Psicanálise e Cultura Digital (UFMG).

Cristiane de Freitas Cunha Grillo, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicanalista membro da EBP/AMP. Professora titular da Faculdade de Medicina da UFMG e do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde e Prevenção da Violência. Coordenadora do Brota: Juventude Educação e Cultura (UFMG).

Geane Carvalho Alzamora, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP. Professora associada do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do CNPq (Process: 311474/2019-5) e Fapemig (Process: PPM-00562-18).

Maralice de Souza Neves, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga pela UFMG e Psicanalista. Doutora em Linguística Aplicada pela UNICAMP. Professora titular da Faculdade de Letras da UFMG e colaboradora do Programa de Pós-graduação em Estudos Linguísticos da UFMG. Membro do Lepsi Minas.

Luciana Andrade Gomes Bicalho, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Jornalista. Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Mestre em Letras pela UFMG. Professora da Faculdade de Comunicação e Artes da PUC Minas.

Lorena Tarcia, Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH)

Jornalista. Doutora em Comunicação Social pela UFMG. Mestre em Educação pela PUC Minas. Professora no Centro Universitário de Belo Horizonte (UniBH).

Publicado

2024-07-12

Como Citar

Nobre, M. R., Laguárdia de Lima, N., de Freitas Cunha Grillo, C. ., Carvalho Alzamora, G., de Souza Neves, M., Andrade Gomes Bicalho, L., & Tarcia, L. (2024). Que escola pós-pandemia?. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45242

Edição

Seção

Artigos