A CORPORIFICAÇÃO DE ENTES QUÍMICOS EM PERFORMANCES MULTIMODAIS EM AULAS DE CIÊNCIAS

Autores

  • Alexandre Aizawa Universidade de São Paulo
  • Maria Luiza Silva Tupy Botelho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ana Luiza de Quadros UFMG https://orcid.org/0000-0001-9175-7604
  • Marcelo Giordan Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

Representação estrutural química, Performance corporal, Multimodalidade, Transições modais

Resumo

Partimos da premissa de que a representação e o conceito estão diretamente relacionados quando se trata de ensino e aprendizagem de Química. Neste artigo analisamos dois episódios de ensino nos quais foram executadas performances corporais com o objetivo de investigar os significados produzidos nas aulas em que o corpo foi empregado para representar um ente químico. Esses episódios foram extraídos dos vídeos produzidos por dois grupos de pesquisa em ensino de Química. Foram evidenciados nas análises os recursos modais empregados pelos professores durante a representação com o corpo e os possíveis significados produzidos junto aos estudantes. A análise indicou que os estudantes perceberam o comportamento do ente químico nos sujeitos que representavam os átomos e que essa corporificação apresentou affordances que auxiliaram no entendimento dos conceitos explorados durante a performance. Os dados nos levam a argumentar que o corpo e os movimentos também produzem aprendizagens. Representar um ente químico usando o corpo se mostrou uma estratégia racional e afetiva no entendimento dos conceitos, o que traz implicações para a formação de professores no sentido de superar obstáculos epistemológicos e afetivos.

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Biografia do Autor

Alexandre Aizawa, Universidade de São Paulo

ALEXANDRE AIZAWA
Graduado em Química pela Universidade de São Paulo, Mestre em Ensino de Ciências e  Doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (2023). Professor de Química na Escola Estadual Professora Zenaide Lopes de Oliveira Godoy. São Paulo, SP. Membro do Grupo de Pesquisa "Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas (LAPEQ)". 


Maria Luiza Silva Tupy Botelho, Universidade Federal de Minas Gerais

MARIA LUIZA SILVA TUPY BOTELHO
Licenciada em Química. Mestre e Doutora em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais. Coordenadora de ensino na Escola "Casa Fundamental. Belo Horizonte, MG, Brasil. Membro do grupo de Pesquisa "Grupo Multidisciplinar de Estudos em Ensino de Química.

Ana Luiza de Quadros, UFMG

Doutora em Educação (UFMG), MEstre em Educação nas Ciências, Licenciada em Química. Professora de Ensino de Química no Departamento de Química/ICEx e no Programa de Pós-graduação em Educação: conhecimento e inclusão social da Universidade Federal de Minas Gerais. Professora de Ensino de Química no Departamento de Química/ICEx, da UFMG. Coordena o Grupo Multidisciplinar de Estudos em Ensino de Química,

Marcelo Giordan, Universidade de São Paulo

MARCELO GIORDAN
Bacharel e Mestre em Química. Doutor em Ciências pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Professor titular na Faculdade de Educação Universidade de São Paulo (USP). Coordena o Laboratório de Pesquisa em Ensino de Química e Tecnologias Educativas (LAPEQ). 
 
 

Publicado

2024-10-11

Como Citar

Aizawa, A., Botelho, M. L. S. T., Quadros, A. L. de, & Giordan, M. (2024). A CORPORIFICAÇÃO DE ENTES QUÍMICOS EM PERFORMANCES MULTIMODAIS EM AULAS DE CIÊNCIAS. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45309

Edição

Seção

Artigos