USOS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19

Autores

  • Janaina Prieto Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)
  • Thais Vieira Esteves Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)
  • Fernanda França Velo Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)
  • Maria Elena Roman de Oliveira Toledo Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)
  • Sergio Alves Azevedo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)
  • Suelen Cristian de Freita Morais Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

Palavras-chave:

Tecnologias da informação e comunicação, Educação superior, COVID-19

Resumo

A pandemia provocada pelo novo coronavírus trouxe uma série de desafios ao ensino superior e à educação como um todo. Resultou em fechamento das atividades nacionalmente, interrompendo o formato tradicional de ensino presencial e forçando professores e alunos a ficarem em casa. Com isso, as instituições de ensino foram compelidas a pensar em formas alternativas para continuidade do processo de ensino-aprendizagem. Assim, o campo educacional experimentou uma variação significativa com a inclusão das Tecnologias de informação e comunicação (TICs). Baseando-se no método qualitativo e exploratório, a pesquisa parte de um universo composto por 283 matérias jornalísticas online pertencentes aos dois primeiros anos de pandemia que, após seleção, resultou em 27 matérias para análise detalhada. Os resultados da investigação convergem para três conjuntos de domínios principais: (1) aspectos estruturais, (2) relativos ao corpo docente e ao (3) corpo discente. A análise pormenorizada dos materiais selecionados permitiu a constatação de que as TICs, enquanto ferramentas de suporte deram mais flexibilidade, adaptabilidade e dinamismo ao sistema educativo, permitindo a continuidade do processo de ensino. Embora o uso dessas tecnologias tenha trazido novas e significativas possibilidades para as práticas educativas, sua adoção enfrentou, e ainda enfrentam diversos desafios relacionados à formação docente, à resistência as mudanças por parte das equipes educativas, às características estruturais das instituições de ensino e à necessidade de motivação dos discentes.

Biografia do Autor

  • Janaina Prieto Oliveira , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

    Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2013), Médica Veterinária pelo Centro Universitário de Maringá UNICESUMAR (2017), Mestrado em Tecnologia de Produtos de Origem Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Botucatu-SP (2018-2020), Doutorado em andamento pela mesma instituição na área Saúde Animal, Saúde Pública Veterinária e Segurança Alimentar. Possui experiência na área de Zootecnia como aluna de IC-CNPq (2010-2013) com ênfase em produção animal ; Participou como membro do Grupo de Estudo de Silagem e Feno (GESF) (2011-2013) desenvolvendo pesquisas em conservação de forragem e qualidade da carne. Participou como membro do grupo PET (Programa de Educação Tutorial da Secretaria de Educação Superior - PET/SiSu) (2009-2011). Vinculo empregatício como Assessora Comercial do Estado do Paraná na empresa Real H Saúde e Nutrição Animal (2014-2016). Atualmente desenvolve pesquisa de Doutorado na área de Inspeção, Saúde Pública e Microbiologia dos Alimentos.

  • Thais Vieira Esteves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

    Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 1999), Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ, 2002) e Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2011). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde, Trabalho e Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Alimentação e Nutrição aplicada à Saúde do Trabalhador; Saúde do Trabalhador e Direitos Humanos; Organização e ação coletiva e Saúde do Trabalhador. Coordenou o serviço de Nutrição do Ambulatório de Saúde do Trabalhador e o curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana do CESTEH/ENSP/FIOCRUZ. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP.

  • Fernanda França Velo Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

    Graduada em Enfermagem (2007) e Mestre em Saúde Coletiva (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com especialização em Enfermagem do Trabalho pela Fundação Hermínio Ometto (UNIARARAS, 2009). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde do Trabalhador; Ergonomia aplicada à atividade; Qualidade de vida no trabalho; Organização e ação coletiva; Legislação e Saúde do Trabalhador. Atuou como Enfermeira do Trabalho em empresas do ramo alimentício e suco-energético. Atualmente é consultora de gestão operacional em saúde (autônoma); facilitadora do ensino e aprendizagem à distancia na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP); membro do Grupo de Estudos Aprendizagem e Agência em Saúde do Trabalhador - GEAAST, da UNESP e do grupo de pesquisa Inovação e Transformação da Atividade de Prevenção de Riscos Profissionais - ITAPAR, da Universidade de São Paulo. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, linha de pesquisa Trabalho e Saúde, da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP.

  • Maria Elena Roman de Oliveira Toledo, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

    Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1991), Mestrado em Didática (Ensino de Ciências e Matemática) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professora Doutora na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Foi conteudista e professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Messiânica. É conteudista de materiais para cursos de graduação e pós graduaçãoEaD (SENAC, Sagah, Uniararas, FAMETRO, UNIGRANRIO e UNICAP). É autora de livros didáticos de Matemática para diferentes níveis da Educação Básica (Editora Moderna, Editora Mackenzie e Edições SM). Foi Tutora em cursos oferecidos em EaD na EFAPE, na UNIVESP, na UNIFESP/UAB e na Fundação Vanzolini. Foi mediadora do Clube de Leitura do Centro Universitário Sumaré (Unidade Santo Amaro) por cinco anos. É parecerista voluntária no Programa de Remição de Pena de acordo com o termo de Cooperação n. 0044/15P0385-2016, entre a PUNAP e a Editora Companhia das Letras. Tem ampla experiência na área de pesquisa em educação e na formação de professores, atuando com temas como alfabetização, letramento, ensino de Matemática, Educação de Jovens e Adultos e Educação a Distância (EaD).

  • Sergio Alves Azevedo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

    Graduado em Ciências, Licenciatura com Habilitação em Química na UEMA, especialista em Ciências Ambientais na UEMA e mestre em Ciência de Materiais pela UFMA, tem experiência na área de Físico-Química Inorgânica com ênfase em Modelagem Teórica e Computacional de Materiais. Atualmente é doutorando pelo programa de Ciência e Tecnologia de Materiais junto a Faculdade de Ciências de UNESP - Campus Bauru – SP.

  • Suelen Cristian de Freita Morais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

    Graduada em Engenharia de Produção Mecânica (UNITAU), mestre em Engenharia de Produção (UNESP), doutoranda em Engenharia Mecânica pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atuação em pesquisa na área de Educação em Engenharia. Atualmente é professor na área de Qualidade em Lean Seis Sigma da graduação da Associação Educacional Dom Bosco, facilitador de aprendizagem da UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo e Professor de extensão e pós-graduação do UNISAL - Centro Universitário Salesiano São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Educação em Engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em engenharia, estatística, engenharia de qualidade, metodologia ativa, processo de análise hierárquica e análise econômica.

Publicado

2024-10-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

USOS DAS TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA DA COVID-19. (2024). Educação Em Revista , 40(40). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45465

Artigos Semelhantes

1-10 de 1201

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.