Sexualidade, prazeres e vulnerabilidade: implicações educativas

Autores/as

  • Dagmar E. Estermann Meyer, Carin Klein, Sandra dos Santos Andrade

Palabras clave:

Educação em saúde na escola, Gênero e sexualidade, vulnerabilidade

Resumen

Nas culturas ocidentais em que vivemos, de forma muito mais intensa e explícita do que em outras épocas, o amor e a sexualidade têm sido significados como dimensões indissociáveis da vida humana. A sua realização prazerosa tem sido apresentada não apenas como um direito de todos os seres humanos, mas como um imperativo ao qual todos/as
estamos submetidos e a partir do qual somos valorados, classificados e posicionados como mais ou menos bem-sucedidos e saudáveis. Nesse sentido, é importante destacar toda uma discursividade que reitera, todos os dias, que ser feliz envolve, dentre outras coisas, o trabalho, o amor e a vivência plena da sexualidade; e que alguns dos ingredientes importantes
para garantir a felicidade e o prazer, nesses domínios, seriam, justamente,"sair da rotina", "inovar", "experimentar sensações novas" - é só dar umafolheada em livros de auto-ajuda, em revistas e nos vários programas deTV direcionados para o tema e voltados, de forma intensa, para os/asjovens. Tomando como referência esse contexto cultural e ancorando-se em vertentes dos estudos de gênero e culturais pós-estruturalistas, o
presente artigo sinaliza para os desafios que se colocam para educadores e educadoras que se dispõem a trabalhar temas vinculados a gênero e sexualidade, na escola, na ótica da vulnerabilidade.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Dagmar E. Estermann Meyer, Carin Klein, Sandra dos Santos Andrade. (2023). Sexualidade, prazeres e vulnerabilidade: implicações educativas. Educação Em Revista, 23(46). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45529

Número

Sección

Dossiê: Gênero, sexualidade e educação