Desempenho escolar de meninos e meninas: há diferença?

Autores

  • Maria Cláudia Dal'Igna

Palavras-chave:

: Educação escolar, ; Estudos de gênero, Desempenho escolar

Resumo

Este artigo desdobra-se de uma pesquisa desenvolvida desde a perspectiva dos estudos de gênero e dos estudos culturais, articulados com o pósestruturalismo de Michel Foucault. Na articulação desses campos, analiso alguns dos modos pelos quais o gênero atravessa (é incorporado e mobilizado) e constitui o discurso pedagógico que, articulado com outros discursos, define e regula o que se entende por desempenho escolar nos anos iniciais de escolarização. Para compor meu corpus de pesquisa, construí uma metodologia de investigação, que intitulei de Grupo de discussão, com professoras de séries iniciais das redes municipal e estadual de ensino da cidade de São Leopoldo/RS. A trama das ferramentas conceituais com os materiais possibilita-me tanto visibilizar quanto discutir, analisar e problematizar as relações de poder que constituem, classificam e posicionam meninos e meninas em lugares diferenciados e hierarquizados no que se refere ao desempenho escolar, atribuindo a este diferentes significados.

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Publicado

29-05-2023

Edição

Seção

Dossiê: Gênero, sexualidade e educação

Como Citar

1.
Desempenho escolar de meninos e meninas: há diferença?. edur [Internet]. 29º de maio de 2023 [citado 27º de abril de 2025];23(46). Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45530

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