PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS:
CRITÉRIOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES(AS) FORMADORES(AS) QUE ATUAM EM CURSOS DE PEDAGOGIA.
Palavras-chave:
prácticas pedagógicas inovadoras, docentes que laboran en Cursos de Pedagogía presenciales, profesores formadores.Resumo
Este artigo analisa os critérios que os(as) professores(as) formadores(as), que atuam em Cursos de Pedagogia, atribuem às práticas pedagógicas inovadoras. A base empírica de sustentação das discussões desse texto são dados de uma pesquisa descritiva, de cunho exploratório e de natureza qualitativa, que teve como lócus, seis Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Estado de Santa Catarina, vinculadas à Acafe, que oferecem o curso de Pedagogia na modalidade presencial. A amostra foi composta por professores(as) formadores(as), que atuam como titulares, nos cursos de Pedagogia destas instituições, e que aceitaram participar da pesquisa. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado um questionário on line. E, na análise, foi aplicado a técnica de análise de conteúdo. Evidenciou-se que os critérios que atribuem sentido à prática pedagógica inovadora são subjetivos, assumem caráter polissêmico e variam de acordo com o conhecimento, a interpretação e a vivência dos pesquisados. Alguns elementos centrais foram articulados a prática desta natureza: protagonismo dos estudantes; ruptura com o tradicional; novo; tecnologia; pesquisa; e metodologias ativas. A análise destes critérios, à luz do referencial teórico da pesquisa, possibilitou compreender que nem tudo que foi explicitado como inovação pedagógica constitui, de fato, uma prática pedagógica inovadora. Constatou-se a necessidade e a importância de se promover a reflexão sobre o que é e como se constitui uma prática pedagógica inovadora, visando uma concepção mais assertiva sobre o conceito, que possa fundamentar a prática nos cursos de formação docente e a consolidação do perfil do(a) professor(a) inovador(a).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.