PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS:

CRITÉRIOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES(AS) FORMADORES(AS) QUE ATUAM EM CURSOS DE PEDAGOGIA.

Autores

  • Cristiane Elizete Fiorese Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC
  • Maria Teresa Ceron Trevisol Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus de Joaçaba (SC). http://orcid.org/0000-0001-9289-4627

Palavras-chave:

prácticas pedagógicas inovadoras, docentes que laboran en Cursos de Pedagogía presenciales, profesores formadores.

Resumo

Este artigo analisa os critérios que os(as) professores(as) formadores(as), que atuam em Cursos de Pedagogia, atribuem às práticas pedagógicas inovadoras. A base empírica de sustentação das discussões desse texto são dados de uma pesquisa descritiva, de cunho exploratório e de natureza qualitativa, que teve como lócus, seis Instituições de Ensino Superior Comunitárias do Estado de Santa Catarina, vinculadas à Acafe, que oferecem o curso de Pedagogia na modalidade presencial. A amostra foi composta por professores(as) formadores(as), que atuam como titulares, nos cursos de Pedagogia destas instituições, e que aceitaram participar da pesquisa. Como procedimento de coleta de dados foi utilizado um questionário on line. E, na análise, foi aplicado a técnica de análise de conteúdo. Evidenciou-se que os critérios que atribuem sentido à prática pedagógica inovadora são subjetivos, assumem caráter polissêmico e variam de acordo com o conhecimento, a interpretação e a vivência dos pesquisados. Alguns elementos centrais foram articulados a prática desta natureza: protagonismo dos estudantes; ruptura com o tradicional; novo; tecnologia; pesquisa; e metodologias ativas. A análise destes critérios, à luz do referencial teórico da pesquisa, possibilitou compreender que nem tudo que foi explicitado como inovação pedagógica constitui, de fato, uma prática pedagógica inovadora. Constatou-se a necessidade e a importância de se promover a reflexão sobre o que é e como se constitui uma prática pedagógica inovadora, visando uma concepção mais assertiva sobre o conceito, que possa fundamentar a prática nos cursos de formação docente e a consolidação do perfil do(a) professor(a) inovador(a).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cristiane Elizete Fiorese, Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC

Pedagoga. Mestre em Educação pelo Programa de Pós-graduação em Educação-PPGEd, da Universidade do Oeste de Santa Catarina, Joaçaba, Santa Catarina (SC), Brasil. Coordenadora do Curso de Pedagogia - Unoesc, Campus de Joaçaba.

Maria Teresa Ceron Trevisol, Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus de Joaçaba (SC).

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano  - Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo. Docente do Programa de Pós-graduação em Educação (PPGEd) - Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC - Campus de Joaçaba (SC).

Publicado

2024-07-17

Como Citar

Fiorese, C. E., & Trevisol, M. T. C. (2024). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS INOVADORAS: : CRITÉRIOS ATRIBUÍDOS POR PROFESSORES(AS) FORMADORES(AS) QUE ATUAM EM CURSOS DE PEDAGOGIA. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45698

Edição

Seção

Artigos