MATEMÁTICA E CINEMA AO LONGO DE 25 ANOS: ALGUMAS INTERPRETAÇÕES

Autores

  • Vanessa de Paula Cintra Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Rafael Peixoto Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Victor Dourado Coelho Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Palavras-chave:

tecnologias, mídias digitais, cinebiografias, filmes, Matemática

Resumo

O trabalho consiste de uma pesquisa com abordagem qualitativa, cujo objetivo é analisar obras cinematográficas que exploram a Matemática em seus enredos. Para isso, buscamos compreender a origem e o desenvolvimento das mídias enquanto ferramentas tecnológicas da informação, com o intuito de remontar ao estabelecimento do cinema como um mecanismo de contação de histórias – reconhecendo também suas funcionalidades. Após buscas refinadas na internet, encontramos 23 filmes que apresentam conceitos e/ou histórias de cientistas no âmbito da Matemática, lançados em um intervalo de 25 anos (entre 1997 e 2021). Esses filmes foram vistos, classificados e analisados de acordo com três categorias: Matemática como pano de fundo; Matemática como ferramenta narrativa; e matemáticos(as). A análise traz uma variedade de abordagens e referências matemáticas e, como resultado, concluímos que observar histórias fictícias, bem como as baseadas em acontecimentos reais, pode nos ajudar a compreender melhor quem foram os revolucionários matemáticos retratados e/ou como a Matemática pode se interligar com a arte cinematográfica, construindo envolventes narrativas ao, também, demonstrar a versatilidade que esta área do conhecimento possui.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vanessa de Paula Cintra, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2007), mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2010) e doutorado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2014). É pesquisadora do GEPEMI (Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação Matemática Inclusiva) (UFTM) e membro do grupo de pesquisa Épura (Unesp). Desenvolve pesquisas sobre o uso de tecnologia da informação no ensino e aprendizagem da matemática, formação de professores e educação matemática para estudantes com necessidades especiais. Atualmente é docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Rafael Peixoto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Possui graduação em Matemática pela Universidade Federal de Uberlândia (2004), mestrado em Matemática pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2007), e doutorado pela Universidade Estadual de Campinas-UNICAMP (2011). Atualmente é docente da Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM.

Victor Dourado Coelho, Universidade Federal do Triângulo Mineiro

Graduando do curso de Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atuou no Programa de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), na modalidade Iniciação à Docência, da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, vinculado ao subprojeto Matemática no período de 2020 a 2022. Desempenhou a função de monitor concursado na disciplina Cálculo Diferencial e Integral I do curso de Graduação em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro, no período de Abril a Julho de 2021, correspondente a um semestre letivo. Atualmente é membro do PET Matemática da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Pesquisador da área de Educação Matemática.

Publicado

2024-02-16

Como Citar

Cintra, V. de P., Peixoto, R., & Dourado Coelho, V. (2024). MATEMÁTICA E CINEMA AO LONGO DE 25 ANOS: ALGUMAS INTERPRETAÇÕES . Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45795

Edição

Seção

Seção temática: cinema e educação