BNCC DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E AS CONTRADIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL E ANTIRRACISTA

Autores

Palavras-chave:

sistema educacional, ensino fundamental, educação geográfica, currículo.

Resumo

Este artigo estimula o debate sobre as políticas educacionais no Brasil considerando, sobretudo, como as alterações do currículo escolar oferecem implicações diretas para a formação docente e a transformação social da realidade brasileira. O objetivo é desevolver uma análise sobre as contradições da Base Nacional Curricular Comum – BNCC para a promoção de uma educação geográfica decolonial e antirracista. Para isso, o documento foi submetido a uma análise dos conteúdos e referenciais associados às questões étnico-raciais apresentados no seu texto introdutório e, nos descritores de habilidades e competências orientados para a disciplina Geografia no Ensino Fundamental. A análise possibilitou a identificação de um conjunto de contradições e uma série de retrocessos estruturais e conjunturais que não garantem o desenvolvimento de uma ducação decolonial e antirracista a partir da georafia. Alguns desses resultados reiteram que a BNCC foi produzida como parte das ações de agentes sociais conservadores da sociedade brasileira, portanto, demonstra baixas possibilidades de promoção de uma educação transformadora e emancipatória.

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Biografia do Autor

Margarida de Cassia Campos, Universidade Estadual de Londrina

Trabalhadora da Educação. Cursou estágio pós-doutoral no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (março de 2019 a fevereiro de 2020) tendo como tema de pesquisa "Políticas de ação afirmativa para ingresso no ensino superior: análise comparativa entre Brasil, França e Portugal". Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Mestre em Meio Ambiente e Desenvolvimento pela Universidade Estadual de Londrina (2003), graduada em licenciatura em Geografia (2000) e Bacharelado (2002). Atualmente é professora associada do curso de Licenciatura em Geografia e do curso de Especialização em Ensino de Geografia na Universidade Estadual de Londrina, professora do Programa do Mestrado Profissional de Sociologia em Rede e professora colaboradora do Programa de Pós Graduação em Serviço Social da Universidade Federal da Bahia. Desenvolve pesquisas sobre os seguintes temas: educação geográfica, políticas de ações afirmativas para o ensino superior e educação decolonial e antirracista. Coordenadora do PROPE (Programa de Apoio à Permanência) da Universidade Estadual de Londrina e do PIBID-Geografia-UEL

Lindberg Nascimento Junior , Universidade Federal de Santa Catarina

Tornado geógrafo pela UEL (licenciatura e bacharelado) graças à política de cotas. Mestre e doutor em geografia pela UNESP, Presidente Prudente, com estágios sanduíches na Université Rennes II, Rennes, França e na Universidade Eduardo Mondlaine, Maputo, Moçambique. Atualmente, professor do Departamento de Geociências da UFSC, Florianópolis, onde atua no curso de geografia, e nos programas de pós-graduação em Geografia (PPGG) e em Desastres Naturais (PPGDN). Atua nas áreas de Climatologia Geográfica, Geografia do Clima e Geografia Física Crítica (Critical Physical Geography), com enfoque nos seguintes temas: variabilidade climática, clima urbano, risco climático e educação geográfica antirracista.

Publicado

2024-03-11

Como Citar

Campos, M. de C., & Nascimento Junior , L. (2024). BNCC DE GEOGRAFIA PARA O ENSINO FUNDAMENTAL E AS CONTRADIÇÕES PARA UMA EDUCAÇÃO DECOLONIAL E ANTIRRACISTA. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/46128

Edição

Seção

Artigos