POVOS INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NO CONTEXTO BRASILEIRO: PRESENÇAS E AUSÊNCIAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS

Autores

Palavras-chave:

Educação do Campo, Formação de Educadores do Campo, Povos Indígenas, Decolonialidade

Resumo

As licenciaturas em Educação do Campo são pautadas no princípio do respeito às diversidades e pluralidades dos povos do campo, entre eles, os indígenas. No processo formativo de educadores do campo, busca-se contemplar as reivindicações históricas dos povos indígenas, principalmente a demanda pelo direito à educação escolar e universitária. A partir desse contexto, essa pesquisa teve por objetivo conhecer o processo de inclusão dos saberes, das histórias e das culturas dos povos indígenas nos cursos de Educação do Campo, estruturados pelas Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras. A pesquisa, de abordagem qualitativa e de caráter exploratório descritivo, adotou a análise documental dos projetos pedagógicos de sete cursos de Educação do Campo com habilitação em Ciências Humanas e Sociais, ofertados por cinco universidades e dois institutos federais: UFPA, UFCG, UFMS, UFF, UFFS, IFPA e IFRN. Os principais resultados indicam que os cursos buscam formar educadores que atendam demandas dos povos indígenas em suas especificidades; além de promover algumas ações voltadas à valorização das histórias e das culturas indígenas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Francisca Marli Rodrigues de Andrade, Universidade Federal Fluminense

Doutora em Educação, Cultura da Sustentabilidade e Desenvolvimento pela Universidade e Santiago de Compostela (USC) - Espanha. Professora Adjunta na área de Saúde e Meio Ambiente, vinculada ao curso Interdisciplinar em Educação do Campo – Departamento de Ciências Humanas da Universidade Federal Fluminense (UFF). Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Ensino da UFF (PPGen/UFF). Coordenadora do Laboratório de Estudos Decoloniais (LEDec).

Letícia Pereira Mendes Nogueira, Universidade Federal Fluminense

Mestranda pelo Programa de Pós-Graduação em Ensino da Universidade Federal Fluminense (PPGen/UFF). Graduada pela Licenciatura Interdisciplinar em Educação do Campo da UFF. Ex- bolsista do Programa de Desenvolvimento Acadêmico da UFF. Membro do Laboratório de Estudos Decoloniais (LEDec).

Publicado

2024-07-30

Como Citar

Rodrigues de Andrade, F. M., & Pereira Mendes Nogueira, L. (2024). POVOS INDÍGENAS NA FORMAÇÃO DE EDUCADORES DO CAMPO NO CONTEXTO BRASILEIRO: PRESENÇAS E AUSÊNCIAS NOS PROJETOS PEDAGÓGICOS. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/46551

Edição

Seção

Artigos