QUALIDADE DA OFERTA EDUCACIONAL E DESIGUALDADES DE APRENDIZADO NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO

Autores

Palavras-chave:

dedesigualdades educacionais, equidade educacional, qualidade educacional, infraestrutura escolar, indicadores educacionais

Resumo

Nas últimas décadas, a preocupação com a qualidade educacional foi mais evidenciada, na agenda pública brasileira, do que as ações centradas no combate às desigualdades, em função do amplo uso do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica - Ideb. Contudo, estudos apontam que a qualidade não tem sido acompanhada de equidade, ferindo princípios constitucionais. Nesta esteira, investigamos a relação entre indicadores de oferta educacional e medidas de qualidade e equidade de aprendizado no ensino fundamental. Utilizando dados das escolas públicas brasileiras, provenientes do Censo Escolar e Saeb, dados demográficos e de investimentos, provenientes do IBGE e Siope, observamos que os indicadores da oferta educacional associam-se mais à qualidade do que à equidade e que municípios maiores, em termos e população, tendem a apresentar qualidade com menos equidade. É possível observar um padrão Norte/Sul do país. Situações de mais equidade, são vistas em estados do Norte e Nordeste. De lado oposto, situações de mais qualidade são encontradas em estados do Sul e Sudeste. Situações de mais qualidade com equidade são raras nos municípios brasileiros, mas foram encontradas em maior proporção, no Ceará. Conclui-se que políticas específicas e mais objetivas são necessárias para a garantia de uma educação de qualidade com equidade. Esta garantia é um direito de todos e recebe ainda mais relevância no cenário pós pandemia por COVID-19, em que as lacunas de aprendizagens e o acirramento das desigualdades educacionais têm se revelado cada vez mais profundas.

Biografia do Autor

  • Flavia Pereira Xavier, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Sociologia. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Vice-líder do Núcleo de Pesquisas em Desigualdades Escolares - Nupede da UFMG.

  • Maria Teresa Gonzaga Alves, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutora em Educação. Professora Associada da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Líder do Núcleo de Pesquisas em Desigualdades Escolares - Nupede da UFMG.

  • Joyce Soares Rodrigues Petrus, Universidade Federal de Minas Gerais

    Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e Pesquisadora do Núcleo de Pesquisa em Desigualdades Escolares (Nupede/UFMG).  

Publicado

2024-10-25

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

QUALIDADE DA OFERTA EDUCACIONAL E DESIGUALDADES DE APRENDIZADO NO ENSINO FUNDAMENTAL BRASILEIRO. (2024). Educação Em Revista , 40(40). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47486

Artigos Semelhantes

1-10 de 161

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.