A CONQUISTA DA UNIVERSIDADE

OCUPAÇÃO INDÍGENA EM TORNO DE UM TERRITÓRIO EM DISPUTA

Autores

Palavras-chave:

Povos indígenas, Universidade, Indígenas universitários

Resumo

O presente artigo se propõe fazer uma análise sobre a presença de estudantes indígenas nas universidades. Para a construção do presente trabalho foi utilizada pesquisa bibliográfica, além de recorrer aos dados da Sinopse do INEP, como também ao envolvimento do pesquisador com os povos indígenas do Oiapoque, município do Estado do Amapá. Consideramos que a presença de estudantes indígenas nas universidades é um fato relativamente novo na história das universidades brasileiras, e que, portanto, merece de uma atenção minuciosa para sua análise, uma vez que faz parte de uma conjuntura que necessita de uma reflexão em torno das políticas reivindicadas pelos povos ameríndios e que continuam na pauta indígena como uma ação necessária. Nos últimos 15 anos tem-se acentuado a presença de estudantes indígenas nas universidades brasileiras. Mesmo entendendo que isso representa a força da mobilização do movimento indígena, compreendemos que ainda precisamos avançar para que a universidade seja conquistada em sua totalidade pelos indígenas e se torne também um território seu.

Biografia do Autor

  • Tadeu Lopes Machado, Universidade Federal do Amapá

    Professor da Universidade Federal do Amapá, vinculado ao Curso de Licenciatura Intercultural Indígena, bem como é professora permanente no Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGED/UNIFAP). Tem graduação em Ciências Sociais, mestrado e doutorado em Antropologia.

Publicado

2024-10-14

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A CONQUISTA DA UNIVERSIDADE: OCUPAÇÃO INDÍGENA EM TORNO DE UM TERRITÓRIO EM DISPUTA. (2024). Educação Em Revista , 40(40). https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47594

Artigos Semelhantes

1-10 de 59

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.