DARWIN NO BRASIL: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM QUADRINHOS

Autores

Palavras-chave:

Charles Darwin, Brasil, História em quadrinhos, Divulgação Científica, Público infanto-juvenil

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar a revista em quadrinhos “Darwin: no Brasil”. A revista em questão é uma abordagem em quadrinhos que pretende mostrar às crianças e adolescentes algumas ideias do naturalista e sua jornada no Brasil do século XIX. Na obra analisada, a figura sisuda ganha uma versão diferente da maioria dos materiais, com uma profusão de cores impressas em papéis com qualidade superior à dos gibis. Não é encontrada com facilidade nas bancas de revistas, mas sim em livrarias físicas e virtuais. Para a análise da revista, algumas páginas foram investigadas com o propósito de indicar como o quadrinista utiliza os recursos visuais em combinação com a linguagem verbal, e como eles se complementam contribuindo para a propagação da mensagem científica. Os resultados indicaram a complexidade de divulgar o conhecimento científico em um formato verbovisual compacto. Como estratégia para comunicar a viagem do naturalista aos leitores, o autor criou uma narrativa com natureza visual e linguística nos quadrinhos. O intento de apresentar questões científicas em quadrinhos cumpriu o propósito de veicular parte da história de Darwin no Brasil, explorou as emoções, mas não provocou reflexões, possivelmente dado as intenções do autor em discutir as questões da escravidão e o olhar de Darwin para a sociedade brasileira da época. Contudo, as reflexões apresentadas não devem ser vistas como uma rejeição à obra “Darwin no Brasil”, mas como uma precaução para aqueles disponibilizam o material para as crianças e adolescentes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sheila Alves de Almeida, Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP

Sheila Alves de Almeida é professora Associada do Departamento de Biodiversidade, Evolução e Meio Ambiente da Universidade Federal de Ouro Preto - UFOP, ministrando as disciplinas de metodologias e práticas do ensino de ciências no curso de Pedagogia. Orienta pesquisas no Programa de Pós Graduação em Educação no Instituto de Ciências Humanas e Sociais/ICHS-UFOP. Mestre em Educação na linha de Educação e Ciências pela UFMG (2005) e doutora na linha Ensino de Ciências e Matemática pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo - FEUSP (2011). Atuou como Professora do Ensino Fundamental por 15 anos em escolas da Rede Municipal de Belo Horizonte. Coordenou atividades do PIBID Biologia na UFOP até 2017. Atua principalmente nos seguintes temas: divulgação científica para crianças, leitura e escrita nas aulas de ciências do Ensino Fundamental, formação de professores e interações discursivas nas aulas de ciências com o foco nos anos iniciais do Ensino Fundamental.

José João Vieira, Universidade Federal de Ouro Preto

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de Ouro Preto (2017), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Ouro Preto (2020). Participou do PIBID como bolsista na área de Ciências Biológicas. Atualmente é professor concursado na Escola Estadual Coronel Benjamin Guimarães. Tem experiência na área de Educação em Ciências. Atuando principalmente nos seguintes temas: Divulgação científica, Evolução humana, História em quadrinhos como instrumento para o ensino e divulgação da Ciência.

Philippe Oliveira de Almeida, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor adjunto de Filosofia do Direito na Faculdade Nacional de Direito (Universidade Federal do Rio de Janeiro). Possui pós-doutorado pelo Centro de Ciências Jurídicas da Universidade Federal de Santa Catarina e pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestre e Bacharel em Direito pela mesma instituição. Bacharel em Filosofia pela Faculdade Jesuíta de Filosofia e Teologia. Atua nos campos da Filosofia do Estado, da Teoria Geral do Estado, da Filosofia do Direito e da Teoria Geral do Direito. Foi professor substituto na UFMG. Atualmente, vem pesquisando a gênese e o desenvolvimento das teorias críticas do Direito "pós-modernas" (como os Critical Legal Studies e a Critical Race Theory), bem como a interlocução destas com o pensamento utópico (à luz de autores como Karl Mannheim, Ernst Bloch e Paulo Ferreira da Cunha). A articulação entre Estado moderno, soberania e colonialidade também ocupa espaço privilegiado em seus estudos. Sua atuação é voltada à Filosofia do Direito e Relações Raciais.

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Almeida, S. A. de, Vieira, J. J., & Oliveira de Almeida, P. (2024). DARWIN NO BRASIL: A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM QUADRINHOS. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48862

Edição

Seção

Artigos