O USO DO DESIGN THINKING NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES FORMATIVAS EM PRIMEIROS SOCORROS
UMA EXPERIÊNCIA COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.49557Palavras-chave:
design thinking, acidentes, primeiros socorros, prevenção, segurança escolarResumo
Os acidentes, enquanto eventos inesperados ou indesejados resultam em lesões, podendo ser evitados em diversos ambientes, inclusive no escolar, sendo que após a sua ocorrênica demandam por ações imediatas no que tange a prestação de primeiros socorros. Neste âmbito, cita-se a Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018), um marco regulatório que obriga escolas de educação básica, sejam públicas ou privadas a capacitarem-se para prestar atendimento de primeiros socorros no caso de acidentes. Entretanto, mesmo frente à esta obrigação, são recorrentes os estudos que constatam práticas insuficientes ou o despreparo de professores (e demais profissionais da educação básica) na prestação de primeiros socorros de maneira eficiente. Sendo assim, esta pesquisa do tipo descritiva e de abordagem qualitativa buscou, como objetivo principal, relatar uma experiência de desenvolvimento de ação formativa a partir da metodologia Design Thinking para direcionar profissionais da educação básica na prestação de primeiros socorros. Acrescenta-se que tal metodologia é voltada para a concepção de soluções inovadoras para problemas específicos de modo colaborativo, culminando com a criação de um conhecimento singular e refinado para se obter a solução desejada. Ao final, obteve-se um Manual de Atendimento em Primeiros Socorros para Profissionais da Educação Básica que foi desenvolvido de maneira colaborativa com uma escola pública com o intuito de minimizar falhas no processo de socorro e promover a cultura de prevenção de acidentes ao fornecer orientações claras e confiáveis acerca de situações de emergência.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Educação em Revista

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.













