O USO DO DESIGN THINKING NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES FORMATIVAS EM PRIMEIROS SOCORROS
UMA EXPERIÊNCIA COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.49557Palabras clave:
design thinking, acidentes, primeiros socorros, prevenção, segurança escolarResumen
Os acidentes, enquanto eventos inesperados ou indesejados resultam em lesões, podendo ser evitados em diversos ambientes, inclusive no escolar, sendo que após a sua ocorrênica demandam por ações imediatas no que tange a prestação de primeiros socorros. Neste âmbito, cita-se a Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018), um marco regulatório que obriga escolas de educação básica, sejam públicas ou privadas a capacitarem-se para prestar atendimento de primeiros socorros no caso de acidentes. Entretanto, mesmo frente à esta obrigação, são recorrentes os estudos que constatam práticas insuficientes ou o despreparo de professores (e demais profissionais da educação básica) na prestação de primeiros socorros de maneira eficiente. Sendo assim, esta pesquisa do tipo descritiva e de abordagem qualitativa buscou, como objetivo principal, relatar uma experiência de desenvolvimento de ação formativa a partir da metodologia Design Thinking para direcionar profissionais da educação básica na prestação de primeiros socorros. Acrescenta-se que tal metodologia é voltada para a concepção de soluções inovadoras para problemas específicos de modo colaborativo, culminando com a criação de um conhecimento singular e refinado para se obter a solução desejada. Ao final, obteve-se um Manual de Atendimento em Primeiros Socorros para Profissionais da Educação Básica que foi desenvolvido de maneira colaborativa com uma escola pública com o intuito de minimizar falhas no processo de socorro e promover a cultura de prevenção de acidentes ao fornecer orientações claras e confiáveis acerca de situações de emergência.
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