O USO DO DESIGN THINKING NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES FORMATIVAS EM PRIMEIROS SOCORROS

UMA EXPERIÊNCIA COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/edur.v41i41.49557

Palabras clave:

design thinking, acidentes, primeiros socorros, prevenção, segurança escolar

Resumen

Os acidentes, enquanto eventos inesperados ou indesejados resultam em lesões, podendo ser evitados em diversos ambientes, inclusive no escolar, sendo que após a sua ocorrênica demandam por ações imediatas no que tange a prestação de primeiros socorros. Neste âmbito,  cita-se a Lei Lucas (Lei Federal nº 13.722/2018), um marco regulatório que obriga escolas de educação básica, sejam públicas ou privadas a capacitarem-se para prestar atendimento de primeiros socorros no caso de acidentes. Entretanto, mesmo frente à esta obrigação, são recorrentes os estudos que constatam práticas insuficientes ou o despreparo de professores (e demais profissionais da educação básica) na prestação de primeiros socorros de maneira eficiente. Sendo assim, esta pesquisa do tipo descritiva e de abordagem qualitativa buscou, como objetivo principal, relatar uma experiência de desenvolvimento de ação formativa a partir da metodologia Design Thinking para direcionar profissionais da educação básica na prestação de primeiros socorros. Acrescenta-se que tal metodologia é voltada para a concepção de soluções inovadoras para problemas específicos de modo colaborativo, culminando com a criação de um conhecimento singular e refinado para se obter a solução desejada. Ao final, obteve-se um Manual de Atendimento em Primeiros Socorros para Profissionais da Educação Básica que foi desenvolvido de maneira colaborativa com uma escola pública com o intuito de minimizar falhas no processo de socorro e promover a cultura de prevenção de acidentes ao fornecer orientações claras e confiáveis acerca de situações de emergência.

Descargas

Los datos de descarga aún no están disponibles.

Biografía del autor/a

  • Mariana Parreira Lopes, Centro Universitário Vale do Rio Verde

    Mestra em Gestão, Planejamento e Ensino; Graduada em Enfermagem; Lider Coach de Enfermagem; Lean Six Sigma HealthCare; Aperfeiçoamento de codificação de DRG; MBA em Auditoria em Saúde; MBA Gestão de Saúde Controle de Infecção; Especialista em Enfermagem do Trabalho.

  • Letícia da Fonseca, Centro Universitário Vale do Rio verde

    Graduada em Ciência da Computação e Administração. Especialista em Gestão de Tecnologias da Informação. Mestra e Doutora em Administração. Pós-doutorando em Administração. Professora do Curso de Mestrado Profissional Sustentabilidade em Recursos Hídricos e do Curso de Mestrado Profissional Gestão, Planejamento e Ensino, ambos oferecidos pela Universidade Vale do Rio Verde (UninCor). Áreas de Pesquisa: aprendizagem organizacional; gestão do conhecimento; melhoria do processo de software; gestão de projetos; gestão de tecnologias da informação; desenvolvimento sustentável; estratégias em organizações sustentáveis; gestão empreendedora do ensino; práticas de ensino inovadoras.

Publicado

2025-07-28

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

1.
O USO DO DESIGN THINKING NO DESENVOLVIMENTO DE AÇÕES FORMATIVAS EM PRIMEIROS SOCORROS : UMA EXPERIÊNCIA COM PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO BÁSICA . edur [Internet]. 2025 Jul. 28 [cited 2025 Dec. 24];41(41). Available from: https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/49557