O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR:
ALGUMAS CONSIDERAÇÕES
Keywords:
Ensino Religioso, Base Nacional Comum Curricular, Competências, HabilidadesAbstract
RESUMO: Este artigo discute sobre o Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento resultado das políticas públicas de educação no período da redemocratização brasileira. Atendendo ao previsto na Constituição Federal de 1988, a educação deve formar cidadãos aptos à vivência em uma sociedade democrática. Porém, historicamente, o Ensino Religioso sempre foi ligado a interesses confessionais e políticos. Ainda assim, o mesmo foi contemplado na BNCC. Através de pesquisa documental, procurou-se compreender o processo de construção desse documento, as alterações sofridas pela proposta para o Ensino Religioso ao longo deste processo, e as competências e habilidades que se espera que o aluno desenvolva através do conteúdo. Concluiu-se que esta foi uma possibilidade de desenvolvimento epistemológico do Ensino Religioso nunca experimentada até então. O processo democrático de construção da BNCC conferiu-lhe maior legitimidade, e as escolhas curriculares feitas o adequam aos objetivos para a educação em uma sociedade democrática e cidadã.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2021 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.