O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR:

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES

Autores

  • Taciana Brasil

Palavras-chave:

Ensino Religioso, Base Nacional Comum Curricular, Competências, Habilidades

Resumo

 

RESUMO: Este artigo discute sobre o Ensino Religioso na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), documento resultado das políticas públicas de educação no período da redemocratização brasileira. Atendendo ao previsto na Constituição Federal de 1988, a educação deve formar cidadãos aptos à vivência em uma sociedade democrática. Porém, historicamente, o Ensino Religioso sempre foi ligado a interesses confessionais e políticos. Ainda assim, o mesmo foi contemplado na BNCC. Através de pesquisa documental, procurou-se compreender o processo de construção desse documento, as alterações sofridas pela proposta para o Ensino Religioso ao longo deste processo, e as competências e habilidades que se espera que o aluno desenvolva através do conteúdo. Concluiu-se que esta foi uma possibilidade de desenvolvimento epistemológico do Ensino Religioso nunca experimentada até então. O processo democrático de construção da BNCC conferiu-lhe maior legitimidade, e as escolhas curriculares feitas o adequam aos objetivos para a educação em uma sociedade democrática e cidadã.

 

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Publicado

2021-05-25

Como Citar

Brasil, T. (2021). O ENSINO RELIGIOSO NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: : ALGUMAS CONSIDERAÇÕES. Educação Em Revista, 37(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/20016

Edição

Seção

Artigos