MEMORIAIS ESCOLARES E PROCESSOS DE FORMAÇÃO À DOCÊNCIA
Keywords:
histórias de vida, memórias, formação de professores, PIBIDAbstract
Neste texto, nos debruçamos sobre as narrativas de memória de quatorze estudantes do Curso de Pedagogia, bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência – PIBID. Os memoriais, que compõem o livro “Iniciação à Docência em Pedagogia: memórias que contam histórias”, são analisados na perspectiva de compreendê-los como parte importante no processo formativo dos bolsistas que integram o Programa, que desde o presente miram o passado e constroem memórias que revelam, principalmente, seus percursos escolares. Relendo cada memorial, retomamos também o processo de elaboração dos mesmos e o significado que adquiriram na formação de cada bolsista, destacando o que, coletivamente apresentam como aspectos marcantes nas trajetórias de vida: a infância e a família, as experiências escolares e, por fim, a escolha da docência e o estar professor no PIBID.
Downloads
Additional Files
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2013 Educação em Revista
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.