THE EDUCATIONAL ENVIRONMENT THROUGH THE LENSES OF A PEER MENTORING GROUP FOR MEDICAL STUDENTS

Authors

  • Bruna Carolina Pereira Cruz Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Lídia Duarte Costa Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Ana Carolina Damasceno Cavalcanti Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM
  • Fernanda Dominique de Souza Gonçalves Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais
  • Manuella Costa de Melo Faria Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM
  • Graziella Lage Oliveira https://orcid.org/0000-0002-3387-3583

Keywords:

Medical Education, mentoring, educational evaluation

Abstract

The perception of the learning process is shaped by individual experiences and related to the academic environment. This article aimed to evaluate the perception of the educational environment of medical students linked to the peer-mentoring group GEDAAM (Study Group on Didactics Applied to Medical Learning) at the Federal University of Minas Gerais. The data come from a cross-sectional study with 129 members of GEDAAM. The Dundee Ready Education Environment Measure (DREEM) scale was used to assess the perception of the educational environment. Descriptive and comparative analysis were performed (Chi-square test). For almost all assessed domains, the students' perception was more positive than negative (Global score = 108.41). The longer the length of stay at GEDAAM, the worse the Global perception of the educational environment. It is suggested that participating in GEDAAM contributes to a more critical view of the medical teaching environment. 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Bruna Carolina Pereira Cruz, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Estudante de Medicina pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Atualmente membro do Diretório Acadêmico Fued Elias Esper (DAFEE). Vice-presidente da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMFAC). Participante da Liga Acadêmica de Ginecologia e Obstetrícia (LAGOP) e Liga de Clínica Médica (LACLIM). Diretora Científica do Projeto GEDDAM UFMG.

 

Lídia Duarte Costa, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

Graduanda de Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais. Foi monitora de ciências sociais aplicadas à Saúde do departamento de medicina preventiva e social da UFMG (2018). Atualmente é diretora geral da Diretoria Científica do GEDAAM na UFMG, onde também atuou como diretora de ensino e coordenadora de grupo; foi monitora de anatomia sistêmica e atualmente é monitora de anatomia topográfica e imagem do departamento de Anatomia e Imagem; faz parte do projeto de extensão "Educação da população sobre o uso correto de medicamentos" do departamento de farmacologia da UFMG; faz iniciação científica auxiliando no exame de escore de cálcio carótido no Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto - Brasil (ELSA - Brasil). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em medicina preventiva e social, epidemiologia e anatomia humana.

Ana Carolina Damasceno Cavalcanti, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri - UFVJM

Graduanda de Medicina pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri (UFVJM). Atuante em projetos direcionados ao processo ensino-aprendizagem, sendo fundadora do Grupo de Estudos em Didática Aplicada ao Aprendizado de Medicina em 2020, na UFVJM (GEDAAM-UFVJM) e membro da Diretoria de Relações Externas do GEDAAM-UFMG. Integra o Corpo de Apoio da Sociedade dos Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAMMG) na gestão de 2021 e é secretária do Comitê da IFMSA Brazil UFVJM-Mucuri. Atual Diretora Científica da Liga Acadêmica de Clínica Médica (LACM) da UFVJM. Foi membro ligante da Liga Acadêmica de Medicina de Família e Comunidade (LAMF) da UFVJM, em 2019. Participou como voluntária na Iniciação Científica no Laboratório de Comportamento Celular, Departamento de Patologia, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) em 2018. Foi monitora bolsista da disciplina de Biologia Celular e Histologia em 2017/2 e 2018/1 na Faminas-BH. Tem experiência na organização de eventos científicos e participa em pesquisas diversas, com foco em educação médica, patologia e histologia.

Fernanda Dominique de Souza Gonçalves, Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais

Estudante de medicina na Faculdade Ciências Médicas de Minas Gerais (FCMMG). Voluntária de Iniciação Científica pelo Programa Health Lab. Membro do Corpo de Apoio da Sociedade de Acadêmicos de Medicina de Minas Gerais (SAMMG). Foi coordenadora, Diretora de Ensino, de Marketing e Científica do Grupo de Ensino em Didática Aplicada ao Aprendizado em Medicina (GEDAAM) da UFMG. É pesquisadora na área de cirurgia cardiovascular pelo Lifebox GSA StudentResearchProgramme de Londres. Pesquisadora de lesões pré-malignas e malignas pela LACCIME. Membro da Liga Acadêmica de Nefrologia (LANEFRO) da FCMMG, da Liga Acadêmica de Dermatologia (LADERME) da Unifenas - BH e da Liga Acadêmica de Cirurgia (LACCIME) da FCMMG. Participou da Comissão Organizadora da IV Mostra de Saúde Coletiva da FCMMG em 2019 e da comissão organizadora do evento Medicina de Emergência e Direito Médico em 2021

 

Manuella Costa de Melo Faria, Centro Universitário de Patos de Minas - UNIPAM

Graduanda do 4° ano de Medicina pelo Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM), com conclusão prevista para 2024. Atualmente Diretora Social da Liga Acadêmica de Psiquiatria (LAPSIQ). Membro da Liga Acadêmica de oftalmologia (LAOFTU) e da Liga Acadêmica de Alergias (LAAI).  Participou do Curso de Anatomia em Cadáveres frescos, ministrado na UniversityOf South Florida. Compôs a Diretoria Científica do projeto GEDAAM UFMG

Graziella Lage Oliveira

Graduação em Psicologia pela Universidade Federal de São João del-Rei (2002), mestrado e doutorado em Saúde Pública pela Universidade Federal de Minas Gerais e pós doutorado em Saúde Coletiva pelo Centro de Pesquisa René Rachou - Fiocruz/MG. Atualmente é professora adjunta do Departamento de Medicina Preventiva e Social da Faculdade de Medicina da UFMG e coordenadora do Grupo de Pesquisa GEVISA-UFMG (Grupo de Estudos em Violência e Saúde Mental). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, Políticas de Saúde e Planejamento, avaliação de tecnologias em saúde, saúde mental e saúde do trabalhador, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, avaliação de serviços de saúde, validação de instrumentos, sistemas de informação em saúde e saúde coletiva.

Published

2023-04-17

How to Cite

Carolina Pereira Cruz, B., Duarte Costa, L., Damasceno Cavalcanti, A. C., Dominique de Souza Gonçalves, F. ., Costa de Melo Faria, M., & Lage Oliveira, G. (2023). THE EDUCATIONAL ENVIRONMENT THROUGH THE LENSES OF A PEER MENTORING GROUP FOR MEDICAL STUDENTS. Educação Em Revista, 39(39). Retrieved from https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/40451

Issue

Section

Artigos