A exteriorização da escola e a formação do cidadão no Brasil (1930- 1960)
Keywords:
Educação cívica, Escola, Festas cívicasAbstract
O processo de exteriorização da escola no Brasil, no período entre 1930 e 1960, foi uma estratégia educativa para a formação moral e política do ideal de cidadão que se pretendia para a promoção do desenvolvimento e da modernização do País naquele momento, tendo a festa cívica como um de seus principais instrumentos. Buscando legitimidade nos modelos pedagógicos então considerados de vanguarda e representativos da modernidade no campo da educação ocidental e representativos da modernidade no campo da educação ocidental e extrapolando o espaço propriamente escolar para a efetivação de uma educação de uma educação cívica e patriótica, o Estado brasileiro consolidou o papel da escola como agente dessa formação, não apenas em seu próprio espaço público reservado para a escola e para seus principais sujeitos, isto é, professores e estudantes.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Educação em Revista
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
All contents of the publication, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons license of type BY attribution. This license allows others to distribute, remix, adapt and create from work published in Educação em Revista, even for commercial purposes, as long as they give it due credit for the original creation. If the author is responsible for remixing or adapting, he should send a message to the editorial department of Educação em Revista informing such a situation with proof of the credit attribution of the original publication.