A Psicologia e o Programa Ler e Escrever: a formação de professores na escola”

Autores/as

  • Sawaya Maria Sawaya Faculdade de Educação USP

Resumen

O artigo traz alguns dados de uma investigação cujo objetivo foi o de contribuir para a compreensão das formas por meio das quais a Psicologia vem sendo apropriada pelos projetos de formação de professores em serviço. Mediante o exame do projeto de formação do município de São Paulo, o “Programa Ler e Escrever, Prioridade na escola. Projeto Toda Força ao 1º. Ano”, analisam-se as concepções psicológicas em suas formas de conceber as crianças, a sua aprendizagem e o projeto de sua iniciação na cultura escrita. A partir das reconceitualizações sobre a aprendizagem, em que esta é considerada uma decorrência da natureza construtiva da mente infantil, é pertinente perguntar em que medida essas idéias rompem com aquelas anteriores, pertencentes ao assim chamado “ensino tradicional”. Para responder a essas perguntas, recorreu-se a algumas das contribuições da história da leitura. Palavras chaves: Psicologia e formação de professores; psicologia e alfabetização

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Biografía del autor/a

Sawaya Maria Sawaya, Faculdade de Educação USP

Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP); Professor Area Psicologia e Educação, Departamento de Filosofia e Ciencias da Educação, da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Sawaya, S. M. (2023). A Psicologia e o Programa Ler e Escrever: a formação de professores na escola”. Educação Em Revista, 28(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21003

Número

Sección

Artigos