REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO

Autores/as

  • José Simões de Almeida Junior

Palabras clave:

estágio curricular, ensino de teatro e pedagogia do teatro

Resumen

O estágio curricular é o espaço no qual se dá a iniciação à docência. Espera que nele se vivenciem experiências que possam dar suporte para a sua atuação profissional. É nesse momento que os futuros professores revelam as suas potencialidades e, também, evidenciam os descompassos entre a prática escolar e o processo de formação. Assim, o estágio funciona como um espaço da preparação da prática docente, compreensão da dinâmica escolar, produção e aplicação de diferentes metodologias. Ao mesmo tempo, é também o espaço de diálogo entre o imaginário teatral esboçado na formação curricular da licenciatura e as práticas teatrais contemporâneas, vivenciadas pelos alunos, e prática escolarizada do ensino de teatro. Responsável, também, em estimular ou não a visibilidade da função Teatro no conjunto social ultrapassando a função disciplinar e curricular.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Almeida Junior, J. S. de. (2023). REFLEXÕES ACERCA DO ESTÁGIO CURRICULAR NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR LICENCIADO EM TEATRO. Educação Em Revista, 29(2). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21065

Número

Sección

Artigos

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