“Ideias-Força” do Pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação Intercultural

Autores/as

  • Vera Maria Ferrão Candau PUC-Rio

Palabras clave:

Educação Intercultural, Boaventura Sousa Santos, “ideias-força”, igualdade -diferença, ecologia de saberes.

Resumen

A ampla produção do sociólogo português Boaventura Sousa Santos tem impactado diferentes áreas do conhecimento, assim como movimentos de iniciativa de diversos atores sociais, orientados a promover processos de transformação social e construção democrática. Consideramos que suas contribuições são de especial relevância para o debate sobre as questões educativas na sociedade atual. É neste horizonte que se situa o presente trabalho que tem por objetivo identificar aspectos especialmente mobilizadores -“ideias-força”- do seu pensamento para se aprofundar, tanto teórica como praticamente, na perspectiva da educação intercultural crítica. Está estruturado em três partes que mutuamente se exigem: uma reflexão sobre a expressão “ideias-força”, as principais tendências da educação intercultural hoje na América Latina e a apresentação de algumas das “ideias-força” do pensamento de Boaventura que permitem aprofundar e ampliar a discussão sobre a educação intercultural na perspectiva crítica.

 

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Biografía del autor/a

Vera Maria Ferrão Candau, PUC-Rio

Professora titular do Departamento de Educação da PUC-Rio

Publicado

2023-05-30

Cómo citar

Candau, V. M. F. (2023). “Ideias-Força” do Pensamento de Boaventura Sousa Santos e a Educação Intercultural. Educação Em Revista, 32(1). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21230

Número

Sección

Artigos