Dolor em los Tiempos da Covid-19

Trastorno de Adaptación en Docentes Brasileños de Educación Superior

Autores/as

Palabras clave:

Trastorno de Adaptación, Estrés, Ansiedad, Pandemia, Docentes, Educación Superior

Resumen

Neste trabalho são apresentados resultados de uma pesquisa longitudinal orientada pelo objetivo de identificar a adaptação dos professores e seus níveis de estresse e ansiedade durante a pandemia da COVID-19. Assim, 129 professores foram acompanhados por um ano durante a pandemia de modo a obter os dados. Foi possível perceber que aproximadamente 3 em cada 4 professores da amostra passaram pelo transtorno de ajustamento durante o período de coleta e 1 em cada 2 professores apresentaram nível de ansiedade-estado alto. Nesse sentido, verificaram-se os seguintes fatores associados à probabilidade de não estarem adaptados à pandemia: ser mulher, estar casado e a forma negativa com que percebem o cotidiano após tantas restrições e riscos. Entretanto, outros fatores puderam contribuir com o ajustamento dos professores: tempo de docência, percepção positiva sobre o estado de saúde física e não utilização de substâncias como álcool, cigarro, medicamentos e outras. Verificou-se, pois, a vulnerabilidade  psicossocial dos professores durante o período de pandemia, o que torna inequívoca a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas e privadas para contribuir com o ajustamento dessas pessoas, principalmente pensando na repercussão negativa que essa situação pode ter, inclusive, ao longo de anos.

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Biografía del autor/a

Eduardo Mendes Nascimento, Universidade Federal de Minas Gerais

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Uberlândia (2006), mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Minas Gerais (2011) e doutorado em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo (2017). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino superior, ciências contábeis, mercado de trabalho, evasão e pós-graduação.

 

Endereço postal:

Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Ciências Econômicas, Departamento de Ciências Contábeis. 
Universidade Federal de Minas Gerais
Pampulha
31270901 - Belo Horizonte, MG – Brasil

 

Telefone:

(31) 99208-3600

 

Edgard Bruno Cornaccio Jr, Universidade de São Paulo

Possui graduação (1990), mestrado (1994), doutorado (1999) e livre-docência (2004) em Ciências Contábeis pela Universidade de São Paulo (USP). Concluiu seu segundo doutorado em 2008 pela University of Illinois at Urbana-Champagn (EUA) na área de Human Resource Education (PhD), com pesquisa sobre uso de tecnologias instrucionais avançadas em programas oferecidos na modalidade online e em modelos de treinamento e desenvolvimento. Concluiu pós-doutoramento na University of Illinois at Urbana-Champaign, EUA (2003) e participou do programa Colloquium on Participant-Centered Learning (CPCL) da Harvard Business School, EUA (2004). É professor titular (MS-6) da Universidade de São Paulo (USP). Atua no conselho editorial do periódico Human Resource Development International (Taylor & Francis), RBC (CFC/Brasil) e REPEC (CFC/Brasil). Atua como revisor dos periódicos: Accounting Education (UK), Business Ethics (UK), J. of Educational Computing Research (EUA), Organization Management Journal (EUA), International Journal of Productivity and Performance Management (UK), J. of Online Learning and Teaching (USA), Brazilian Administration Review (BAR), R. Contabilidade & Financas (FIPECAFI/USP), R. Base (UNISINOS), R. Administração Contemporânea (RAC), R. Informação Contábil (UFPE), R. Brasileira de Gestão de Negócios (FECAP) e R. Contabilidade e Organizações (FEARP/USP). Atua como revisor de diversos congressos nos EUA, Europa e Brasil. Coordenador de eLearning da FIPECAFI. Ex-membro do conselho fiscal do CIETEC. Ex-coordenador do Programa de Pós-graduação em Controladoria e Contabilidade da FEA/USP e ex-chefe do Departamento de Contabilidade e Atuária da FEA/USP. Presidente do Conselho Curador da FIPECAFI. Com experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis e Human Resource Development, tem atuado principalmente nos seguintes temas: controladoria, informações gerenciais e educação para negócios. Pesquisador associado da Escola do Futuro da USP. Membro ativo de associações profissionais e acadêmicas, internacionais e brasileiras, tais como American Accounting Association (AAA), European Accounting Association (EAA), Academy of Human Resource Development (AHRD), Academy of Management (AOM), International Association for Accounting Education and Research (IAAER), American Society for Training and Development (ASTD), American Educational Research Association (AERA), National Business Education Association (NBEA), ANPAD, ANPCONT, Delta Pi Epsilon, CFC/CRC (Brasil). Membro por execlência acadêmica da Honorary Society of Phi Kappa Phi (USA). Ex-Diretor Científico da ANPCONT. Entre autoria de livros (respectivas edições e participações) e capítulos de livros no Brasil e exterior, está presente em várias obras. Autor de diversos artigos publicados em periódicos acadêmicos (nacionais e internacionais), com intensa participação em congressos internacionais e nacionais. Foi agraciado nos EUA com dois prêmios de mérito acadêmico (2007 William Chandler Bagley award e 2007 Boeing Scholar award) junto à U. of Illinois at Urbana-Champaign, onde também recebeu três prêmios de mérito didático (List of Teachers Ranked as Excellent, Spring 2007, Summer 2007 e Spring 2008). Diversos prêmios de desempenho didático na USP foram recebidos ao longo de sua carreira. Acumula experiência didática no Brasil em graduação e pós-graduação desde 1992 (quando ingressou como docente na USP), tendo concluído orientação dezenas de alunos de graduação, vários em Iniciação Cientifica (PBIC/CNPq), bem como várias orientações de Mestrado e Doutorado. Acumula experiência didática em graduação e pós-graduação nos EUA desde 2005, quando iniciou atividades junto à UIUC. Indicado para aproximadamente uma centena de bancas de avaliação de trabalhos de pós-graduação. Atualmente orienta normalmente alunos de Mestrado e Doutorado. 

 

Endereço postal:

Universidade de São Paulo, Faculdade de Economia Administração e Contabilidade, Departamento de Contabilidade Atuária. 
AV PROF. LUCIANO GUALBERTO, 908 (BLOCO FEA/3 - SALA 113)
CID. UNIVERSITÁRIA
05508900 - São Paulo, SP - Brasil

 

Telefone:

(11) 30915820
Ramal: 146

Marcia Garcia Carvalho, Universidade Federal de São Paulo

Possui graduação em Nutrição pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1989), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Biologia Funcional e Molecular pela Universidade Estadual de Campinas. Pós-Doutorado pela Universidade Federal de São Paulo/Campus Baixada Santista (2014). Colaboradora no Laboratório de Biologia do Estresse-BEST, no Depto de Biociências da Universidade Federal de São Paulo-Unifesp, Campus Baixada Santista. É membro da Sociedade Brasileira de Fisiologia -SBFis e do Comite para Organização do Satélite no International Union Physiology Society-2017. Tem larga experiência no Ensino de Fisiologia (teorico-prático), e em Nutrição, com ênfase em Metabolismo Energético. O constante desenvolvimento na carreira de professor-pesquisador é seu foco.

 

Endereço postal:

Universidade Federal de São Paulo - Campus Baixada Santista - Edifício Acadêmico I

R. Silva Jardim, 136

Vila Matias

11015-020 - Santos - SP

 

Telefone:

(11) 96648-7379

Publicado

2024-10-14

Cómo citar

Nascimento, E. M., Bruno Cornaccio Jr, E., & Garcia Carvalho, M. (2024). Dolor em los Tiempos da Covid-19: Trastorno de Adaptación en Docentes Brasileños de Educación Superior. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/35866

Número

Sección

Artigos