Dolor em los Tiempos da Covid-19
Trastorno de Adaptación en Docentes Brasileños de Educación Superior
Palabras clave:
Trastorno de Adaptación, Estrés, Ansiedad, Pandemia, Docentes, Educación SuperiorResumen
Neste trabalho são apresentados resultados de uma pesquisa longitudinal orientada pelo objetivo de identificar a adaptação dos professores e seus níveis de estresse e ansiedade durante a pandemia da COVID-19. Assim, 129 professores foram acompanhados por um ano durante a pandemia de modo a obter os dados. Foi possível perceber que aproximadamente 3 em cada 4 professores da amostra passaram pelo transtorno de ajustamento durante o período de coleta e 1 em cada 2 professores apresentaram nível de ansiedade-estado alto. Nesse sentido, verificaram-se os seguintes fatores associados à probabilidade de não estarem adaptados à pandemia: ser mulher, estar casado e a forma negativa com que percebem o cotidiano após tantas restrições e riscos. Entretanto, outros fatores puderam contribuir com o ajustamento dos professores: tempo de docência, percepção positiva sobre o estado de saúde física e não utilização de substâncias como álcool, cigarro, medicamentos e outras. Verificou-se, pois, a vulnerabilidade psicossocial dos professores durante o período de pandemia, o que torna inequívoca a necessidade de desenvolvimento de políticas públicas e privadas para contribuir com o ajustamento dessas pessoas, principalmente pensando na repercussão negativa que essa situação pode ter, inclusive, ao longo de anos.
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