O ensino religioso escolar na Itália fascista e no Brasil (1930-45)
Palabras clave:
Ensino religioso escolar, Itália fascista, BrasilResumen
Neste sentido pretendemos discutir duas afirmações que fazem sempre presentes quando os historiadores da educação procuram explicar os motivos que levaram á reintrodução do ensino religioso escolar os motivos que levaram à reintrodução do ensino religioso escolar no Brasil no início da década de 30. Alguns historiadores vêem essa medida como uma simples estratégia política de Vargas no sentido de cooptar a Igreja Católica e obter o seu apoio: outros situam -na entre as consequências de uma possível inflência do regime facista italiano e da Reforma Getúlio sobre o sistema escola brasileiro no primeiro Governo Vargas. Para discutir essas afirmações, analisaremos a posição do Estado e da Igreja com relação a presença do ensino religioso nas escolas públicas na Itália facista e no Brasil. Procuraremos mostrar que a retomada do ensino religioso escolar no período autoritário que se seguiu à Revolução de 1930 tem, na perspectiva do Estado, uma dimensão ideológica precia e inscreve-se, na perspectiva da Igreja, entre os mecanismos por ela utilizados para garanir sua inflência sobre as vlasses populares urbanas em processop de formação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Educação em Revista
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Todo el contenido de la revista, excepto dónde se indique lo contrario, está licenciado bajo una licencia de Creative Commons de tipo Atribución BY. Esta licencia permite que otros distribuyan, adapten y creen a partir del trabajo publicado en Educação em Revista, inclusive para fines comerciales, siempre que sea atribuido el debido crédito por la creación original. En caso de que ser el autor el responsable por la adaptación o recreación, deberá enviar mensaje a la editora de Educação em Revista informando tal situación, con la comprobación de la atribución del crédito de publicación original.