O ensino religioso escolar na Itália fascista e no Brasil (1930-45)

Autores/as

  • José Silvério Baia Horta

Palabras clave:

Ensino religioso escolar, Itália fascista, Brasil

Resumen

Neste sentido pretendemos discutir duas afirmações que fazem sempre presentes quando os historiadores da educação procuram explicar os motivos que levaram á reintrodução do ensino religioso escolar os motivos que levaram à reintrodução do ensino religioso escolar no Brasil no início  da década de 30. Alguns historiadores vêem essa medida como uma simples estratégia política de Vargas no sentido de cooptar a Igreja Católica e obter o seu apoio: outros situam -na entre as consequências de uma possível inflência do regime facista italiano e da Reforma Getúlio sobre o sistema escola brasileiro no primeiro Governo Vargas. Para discutir  essas afirmações, analisaremos a posição do Estado e da Igreja com relação a presença do ensino religioso nas escolas públicas na Itália facista e no Brasil. Procuraremos mostrar que a retomada do ensino religioso escolar no período autoritário que se seguiu à Revolução de 1930 tem, na perspectiva do Estado, uma dimensão ideológica precia e inscreve-se, na perspectiva da Igreja, entre os mecanismos por ela utilizados para garanir sua inflência sobre as vlasses populares urbanas em processop de formação.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Horta, . J. S. B. . (2023). O ensino religioso escolar na Itália fascista e no Brasil (1930-45). Educação Em Revista, 9(17). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/44970

Número

Sección

Artigos