Formação do professor e diferenças raciais e culturais: a visão das revistas da área de educação

Autores/as

  • Regina Pahim Pinto

Palabras clave:

Formação de professores, Diferenças racias e culturais, Multiculturalismo

Resumen

Este estudo analisa artigos publicados em 21 revistas da aréa de educação, entre 1990 e 2003, que tratam da formação do professor em articulação com a questão das diferenças raciais e culturais. São identificados as perspectivas teóricas que têm subsidiado os estudos sobre sobre o tema e os fatores e contextos que contribuíram para que se passase a pensar a formação do professor nessa perspectiva. Destacam-se também as características, os avanços e os problemas que têm deparado algumas experiências de formação de  professores que incorporam essa preocupação. Finalmente, enumeram-se sugestões dos autores para direcionar a formação do professor de modo a torná-lo sensível ás questões e aos embates que dizem respeito ás diferenças racias culturais.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Pinto, . R. P. (2023). Formação do professor e diferenças raciais e culturais: a visão das revistas da área de educação. Educação Em Revista, 21(41). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45175