USOS DE LAS TECNOLOGÍAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN EN EDUCACIÓN SUPERIOR DURANTE PANDEMIA DEL COVID-19

Autores/as

  • Janaina Prieto Oliveira Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)
  • Thais Vieira Esteves Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)
  • Fernanda França Velo Silva Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)
  • Maria Elena Roman de Oliveira Toledo Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)
  • Sergio Alves Azevedo Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)
  • Suelen Cristian de Freita Morais Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

Palabras clave:

Tecnologías de la información y la comunicación, Educación Superior, Covid-19

Resumen

La pandemia provocada por el nuevo coronavirus ha traído una serie de retos a la educación superior y a la educación en su conjunto. Derivó en el cierre de actividades a nivel nacional, interrumpiendo el formato tradicional de enseñanza presencial y obligando a docentes y alumnos a quedarse en casa. Con eso, las instituciones educativas se vieron obligadas a pensar en formas alternativas para continuar el proceso de enseñanza-aprendizaje. Así, el campo educativo experimentó una variación importante con la inclusión de las Tecnologías de la información y la comunicación (TICs). Basada en el método cualitativo y exploratorio, la investigación parte de un universo compuesto por 283 artículos periodísticos en línea pertenecientes a los dos primeros años de la pandemia que, luego de la selección, resultó en 27 artículos para un análisis detallado. Los resultados de la investigación convergen en tres conjuntos de dominios principales: (1) aspectos estructurales, (2) relacionados con la facultad y (3) cuerpo estudiantil. El análisis detallado de los materiales seleccionados permitió comprobar que las TIC, como herramientas de apoyo, otorgaron mayor flexibilidad, adaptabilidad y dinamismo al sistema educativo, permitiendo la continuidad del proceso de enseñanza. Si bien el uso de estas tecnologías ha traído nuevas y significativas posibilidades para las prácticas educativas, su adopción enfrentó y enfrenta varios desafíos relacionados con la formación docente, la resistencia a los cambios por parte de los equipos educativos, las características estructurales de las instituciones educativas y la necesidad a la motivación de los estudiantes.

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Biografía del autor/a

Janaina Prieto Oliveira , Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

Graduada em Zootecnia pela Universidade Estadual de Maringá (2013), Médica Veterinária pelo Centro Universitário de Maringá UNICESUMAR (2017), Mestrado em Tecnologia de Produtos de Origem Animal pela Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia (FMVZ) da Universidade Estadual Paulista - UNESP, Botucatu-SP (2018-2020), Doutorado em andamento pela mesma instituição na área Saúde Animal, Saúde Pública Veterinária e Segurança Alimentar. Possui experiência na área de Zootecnia como aluna de IC-CNPq (2010-2013) com ênfase em produção animal ; Participou como membro do Grupo de Estudo de Silagem e Feno (GESF) (2011-2013) desenvolvendo pesquisas em conservação de forragem e qualidade da carne. Participou como membro do grupo PET (Programa de Educação Tutorial da Secretaria de Educação Superior - PET/SiSu) (2009-2011). Vinculo empregatício como Assessora Comercial do Estado do Paraná na empresa Real H Saúde e Nutrição Animal (2014-2016). Atualmente desenvolve pesquisa de Doutorado na área de Inspeção, Saúde Pública e Microbiologia dos Alimentos.

Thais Vieira Esteves, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

Graduada em Nutrição pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO, 1999), Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP/FIOCRUZ, 2002) e Bacharel em Direito pela Universidade Cândido Mendes (UCAM, 2011). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde, Trabalho e Ambiente, atuando principalmente nos seguintes temas: Alimentação e Nutrição aplicada à Saúde do Trabalhador; Saúde do Trabalhador e Direitos Humanos; Organização e ação coletiva e Saúde do Trabalhador. Coordenou o serviço de Nutrição do Ambulatório de Saúde do Trabalhador e o curso de Especialização em Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana do CESTEH/ENSP/FIOCRUZ. Atualmente é doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP.

Fernanda França Velo Silva, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

Graduada em Enfermagem (2007) e Mestre em Saúde Coletiva (2011) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP), com especialização em Enfermagem do Trabalho pela Fundação Hermínio Ometto (UNIARARAS, 2009). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde e Trabalho, atuando principalmente nos seguintes temas: Saúde do Trabalhador; Ergonomia aplicada à atividade; Qualidade de vida no trabalho; Organização e ação coletiva; Legislação e Saúde do Trabalhador. Atuou como Enfermeira do Trabalho em empresas do ramo alimentício e suco-energético. Atualmente é consultora de gestão operacional em saúde (autônoma); facilitadora do ensino e aprendizagem à distancia na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP); membro do Grupo de Estudos Aprendizagem e Agência em Saúde do Trabalhador - GEAAST, da UNESP e do grupo de pesquisa Inovação e Transformação da Atividade de Prevenção de Riscos Profissionais - ITAPAR, da Universidade de São Paulo. Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, linha de pesquisa Trabalho e Saúde, da Faculdade de Medicina de Botucatu, UNESP.

Maria Elena Roman de Oliveira Toledo, Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1991), Mestrado em Didática (Ensino de Ciências e Matemática) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (1998) e Doutorado em Psicologia e Educação pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é Professora Doutora na Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP). Foi conteudista e professora do Curso de Pedagogia da Faculdade Messiânica. É conteudista de materiais para cursos de graduação e pós graduaçãoEaD (SENAC, Sagah, Uniararas, FAMETRO, UNIGRANRIO e UNICAP). É autora de livros didáticos de Matemática para diferentes níveis da Educação Básica (Editora Moderna, Editora Mackenzie e Edições SM). Foi Tutora em cursos oferecidos em EaD na EFAPE, na UNIVESP, na UNIFESP/UAB e na Fundação Vanzolini. Foi mediadora do Clube de Leitura do Centro Universitário Sumaré (Unidade Santo Amaro) por cinco anos. É parecerista voluntária no Programa de Remição de Pena de acordo com o termo de Cooperação n. 0044/15P0385-2016, entre a PUNAP e a Editora Companhia das Letras. Tem ampla experiência na área de pesquisa em educação e na formação de professores, atuando com temas como alfabetização, letramento, ensino de Matemática, Educação de Jovens e Adultos e Educação a Distância (EaD).

Sergio Alves Azevedo, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

Graduado em Ciências, Licenciatura com Habilitação em Química na UEMA, especialista em Ciências Ambientais na UEMA e mestre em Ciência de Materiais pela UFMA, tem experiência na área de Físico-Química Inorgânica com ênfase em Modelagem Teórica e Computacional de Materiais. Atualmente é doutorando pelo programa de Ciência e Tecnologia de Materiais junto a Faculdade de Ciências de UNESP - Campus Bauru – SP.

Suelen Cristian de Freita Morais, Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) Universidade Virtual do Estado de São Paulo (UNIVESP)

Graduada em Engenharia de Produção Mecânica (UNITAU), mestre em Engenharia de Produção (UNESP), doutoranda em Engenharia Mecânica pela UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atuação em pesquisa na área de Educação em Engenharia. Atualmente é professor na área de Qualidade em Lean Seis Sigma da graduação da Associação Educacional Dom Bosco, facilitador de aprendizagem da UNIVESP - Universidade Virtual do Estado de São Paulo e Professor de extensão e pós-graduação do UNISAL - Centro Universitário Salesiano São Paulo. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em Educação em Engenharia, atuando principalmente nos seguintes temas: educação em engenharia, estatística, engenharia de qualidade, metodologia ativa, processo de análise hierárquica e análise econômica.

Publicado

2024-10-25

Cómo citar

Oliveira , J. P., Esteves, T. V., Silva, F. F. V., Toledo, M. E. R. de O., Azevedo, S. A., & Morais, S. C. de F. (2024). USOS DE LAS TECNOLOGÍAS DE INFORMACIÓN Y COMUNICACIÓN EN EDUCACIÓN SUPERIOR DURANTE PANDEMIA DEL COVID-19. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45465

Número

Sección

Artigos