A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey

Autores/as

  • Marcus Vinicius da Cunha; Aparecida Pin Ribeiro; Nicole Rassi

Palabras clave:

John Dewey, Discurso pedagógico, Aristóteles, Pensamento

Resumen

Este artigo integra um projeto de pesquisa que tem por objetivo discutir eventuais relações entre as teses de John Dewey e a filosofia grega clássica, especialmente em torno da noção de conhecimento ou ciência, no intuito de compreender os mecanismos de "apropriação" e "recontextualização" presentes na elaboração de discursos pedagógicos. Para isso, analisamos o
livro Como pensamos, em que se encontram os fundamentos da teoria lógica deweyana, procedendo a uma interpretação das idéias do autor à luz do pensamento de Aristóteles. As conclusões indicam haver certas aproximações e diferenças entre as concepções dos dois filósofos, o que permite formular algumas hipóteses para novos estudos acerca das relações entre Dewey e Aristóteles.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Marcus Vinicius da Cunha; Aparecida Pin Ribeiro; Nicole Rassi. (2023). A presença de Aristóteles no livro Como pensamos, de John Dewey. Educação Em Revista, 23(46). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45519