O tutor em Educação a Distância: análise ergonômica das interfaces mediadoras

Autores/as

  • Maurício Miranda Sarmet; Júlia Issy Abrahão

Palabras clave:

Ergonomia cognitiva;, Tarefas cognitivas complexas, Educação a distância, Sistema informatizado, Tutor

Resumen

Na Educação a Distância (EaD), o processo pedagógico pode ser mediado por aplicativos informatizados, muitas vezes utilizando a Internet como via de acesso. Essa mediação contribui para o aprimoramento da relação ensino-aprendizagem e estrutura o papel dos diferentes atores dessa relação. O objetivo do presente estudo é investigar o impacto do uso de ferramentas informatizadas na atividade dos tutores de cursos via Internet. A amostra foi composta por 4 tutores, com características distintas. Utilizou-se a Análise Ergonômica do Trabalho e foram realizadas entrevistas, análises de interação e observações, o que permitiu a elaboração de uma crônica da atividade dos tutores. Os resultados apontam a incerteza e variabilidade das demandas dos alunos e o impacto das ferramentas informatizadas na atividade. Discute-se a necessidade de compreender quem é o tutor na EaD, fornecendo parâmetros para a concepção de ferramentas que facilitem o trabalho.

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Publicado

2023-05-29

Cómo citar

Maurício Miranda Sarmet; Júlia Issy Abrahão. (2023). O tutor em Educação a Distância: análise ergonômica das interfaces mediadoras. Educação Em Revista, 23(46). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45520