AVALIAÇÃO FORMATIVA NOS GRUPOS TUTORIAIS

UMA ANÁLISE COM BASE NA IDONEIDADE DIDÁTICA EMOCIONAL

Autores/as

Palabras clave:

Feedback, aprendizagem baseada em problemas, critérios de idoneidade didática, autonomia, emoções

Resumen

Avaliação formativa consiste em uma verificação qualitativa das habilidades e competências de um indivíduo em processo instrucional formal. Essa avaliação constitui-se como fundamental para o andamento dos grupos tutoriais, presentes na metodologia da Aprendizagem Baseada em Problemas, utilizada amplamente nos cursos de Medicina do Brasil. Fatores como a falta de conhecimento e medo do processo avaliativo impedem que ela seja efetivada. Portanto, esse estudo visa analisar como ocorre a avaliação formativa em grupos tutoriais, com base na Idoneidade Didática Emocional. Ou seja, pretende compreender como a avaliação formativa afeta o interesse, a atitude e as emoções dos alunos que participam do grupo tutorial. A pesquisa caracteriza-se como qualitativa, tendo como informantes alunos e tutora do curso de Medicina de uma faculdade do interior da Bahia. Para coleta de dados foi utilizada a Observação Participante com utilização de questionários estruturados e observação da dinâmica tutorial no ano de 2021. Análise dos dados se deu através do Critério de Idoneidade Didática Emocional adaptados para o curso de Medicina, que tem a finalidade de medir como discentes se interessam e são afetados no processo ensino-aprendizagem. Como resultado percebeu-se que os discentes e docente ainda valorizam mais a avaliação somativa em detrimento à formativa, criando comportamentos aversivos ao processo avaliativo, tais como ansiedade e medo. Percebeu-se a noção da importância da avaliação ao final da tutoria como forma de estimular o desenvolvimento de habilidades e atitudes, embora ela não siga uma padronização de autoavaliação, avaliação dos pares, avaliação do tutor e avaliação pelo tutor.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Pedro Fonseca de Vasconcelos, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Doutor em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, campus Jequié, graduado em Ciências Biológicas - Licenciatura - pela Universidade Estadual de Montes Claros (2011) e mestre em Ciências Biológicas pela mesma Universidade (2014). Atualmente é docente no Centro Universitário UNIFTC de Vitória da Conquista, no curso médico, e na Faculdade Independente do Nordeste, sendo membro do NDE do curso de Psicologia e de Estética e Cosmética,bem como membro do Colegiado do curso de Enfermagem. Trabalha nas linhas de Educação, com foco na Avaliação Formativa, e Epidemiologia. Atuou como coordenador acadêmico, coordenador adjunto e professor do curso de Medicina das Faculdades Santo Agostinho, possuindo atuação em metodologias ativas de aprendizagem. Além disso, foi membro do Núcleo Docente Estruturante e Conselho Superior desta instituição. Possui experiência na área de Metodologia Científica, Saúde Coletiva e Embriologia. Participou das Comissão de Matriz, Comissão de Implantação e Comissão de Avaliação Nacional do curso de Medicina. Atuou como professor formador no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, professor/monitor no Núcleo de Atividades para Promoção da Cidadania, resgate e monitoramento de fauna, bem como comportamento animal. Além disso, possui experiência na área de Educação Ambiental.

Tânia Cristina Rocha Silva Gusmão, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Licenciada em Ciências Exatas Habilitação em Matemática pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1993), Mestre em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2000), Doutora em Didática da Matemática pela Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (2006), com Estágio Doutoral na Universidade de Lisboa, Portugual (2005), obtendo ainda o Doutorado Europeu (2006). Realizou Pós-Doutorado com bolsa CAPES pelo Programa Centros Associados para o Fortalecimento da Pós-Graduação/CAFP-BA, Projeto: 14/2009, no Programa de Didáctica de las Ciencias Experimentales de la Universidad Nacional del Litoral (UNL), Santa Fe, Argentina (2011), Projeto do qual foi Coordenadora Operacional durante quatro anos. Possui, ainda, especialização em Estatística e Investigação Operativa (2003) e em Metodologia do Ensino da Matemática (1996). Em 2018 se tornou Professora Pleno da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, instituição a qual trabalha desde 1995. É professora do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (PPG-ECFP/UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEn/UESB), programa do qual foi coordenadora de 2016 a 2018, e vice-coordenadora de 2018 a 2020. Participa como professora colaboradora no Programa de Pós-Graduação em Educación en Ciencias y en Didáctica de las Ciencias Experimentales da UNL, Santa Fe - Argentina e do Programa de Didática das Ciencias Experimentais e da Matemática da Universidade de Santiago de Compostela, Espanha. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa CNPQ: Museu Pedagógico: Didática das Ciências Experimentais e da Matemática, desenvolvendo pesquisas na área de Educação Matemática, no marco do Enfoque Ontossemiótico, do Desenho de Tarefas, da Metacognição e Afetividade Matemática. É Bolsista Produtividade CNPq, PQ-2.

Ana Cristina Santos Suarte, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Possui graduação em Ciências com Habilitação Em Biologia pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (1990), Mestrado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (1999) e Doutorado em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2004). Pós-Doutorado em Didactica de las Ciencias Experiementales, na Universidad Nacional del Litoral (UNL), na Ciudad de Santa Fé, na Argentina. Atualmente é professor Pleno do Departamento de Ciência Biológicas da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), da área Educação e Prática de Ensino. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de Ciências e Biologia; educação inclusiva; aprendizagem; educação; diversidade. Docente, pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Formação de Professores (DCB/UESB) e do Programa de Pós-Graduação em Enfermagem e Saúde (DS/UESB). Desenvolve e Coordena Projetos de Pesquisa e Extensão na área de Educação voltados para a formação de professores e o processo ensino-aprendizagem de Ciências e Biologia. Coordena o Grupo de Estudo e Pesquisa em Educação em Ciências, Saúde e Diversidade (GEPECSAD). Diretora do Departamento de Ciências Biológicas (2007 - 2011); Coordenadora do Programa de Pós-graduação em Educação Científica e Formação de Professores (2014 - 2018). Coordenadora do Colegiado do Colegiado dos Cursos de Ciências Biológicas (2019 - 2022); Membro do Núcleo Docente Estruturante da Licenciatura (NDE - 2019 ...); Coordenadora do PIBID, Núcleo de Biologia (2020 -2022); Editora da Revista Iniciação à Docência (RID, 2021 ...).

Publicado

2024-09-12

Cómo citar

Fonseca de Vasconcelos, P., Rocha Silva Gusmão, T. C., & Santos Suarte, A. C. (2024). AVALIAÇÃO FORMATIVA NOS GRUPOS TUTORIAIS: UMA ANÁLISE COM BASE NA IDONEIDADE DIDÁTICA EMOCIONAL. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado a partir de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/48048

Número

Sección

Artigos