O QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES FIZERAM DAQUILO QUE A PANDEMIA FEZ COM ELES E ELAS?

Autores

  • Isabel Oliveira Silva Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • MARIA LIDIA BUENO FERNANDES Conselho Editorial da Editora De Gruyter (Alemanha)
  • PAULO CÉSAR RODRIGUES CARRANO Universidade Federal Fluminence (UFF)

Palavras-chave:

geração, crianças, adolescentes, sociologia da infância, sociologia da juventude

Resumo

Este artigo, que aborda como crianças e adolescentes viveram a pandemia de Covid-19 como experiência geracional, objetiva compreender como agiram diante da reconfiguração da ordem das interações sociais decorrente do isolamento social como medida para conter o avanço da doença e busca conhecer as interpretações de crianças e adolescentes a partir de suas posições geracionais. As discussões têm como base dados de pesquisas com crianças e adolescentes de 8 a 14 anos, residentes em 33 municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte e em 27 Regiões Administrativas do Distrito Federal. Ambas as pesquisas adotaram perspectiva metodológica mista, com métodos qualitativos e quantitativos, com adoção de questionários, como instrumentos de coleta de dados censitários, ampliados com questões e observações abertas. Como síntese indicam-se as preocupações com a dimensão da solidariedade inter e intrageracional. Observa-se ainda que crianças e adolescentes rompem com dicotomias, especialmente aquelas que separam adultos e crianças e expressam sua crítica ao contexto e às ações políticas e individuais dele decorrentes.

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Biografia do Autor

Isabel Oliveira Silva, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1988), mestrado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999) e doutorado em Educação pela Universidade Federal de Minas Gerais (02/2004). Atualmente é Professora Adjunto da Universidade Federal de Minas Gerais. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: educação infantil, formação de educadores, identidade profissional, creche e formação de professores.

MARIA LIDIA BUENO FERNANDES, Conselho Editorial da Editora De Gruyter (Alemanha)

Possui graduação e licenciatura em Geografia pela Universidade de São Paulo (1987). Entre 1990 e 1996 cursou Etnologia e Psicologia Social na Ludwig-Maximilians-Universität de Munique na Alemanha, obtendo o certificado de (Magister Artium-M.A.). Doutorou-se em Geografia (2009) pela Universidade de São Paulo. Desde 2001 é fellow do Programa Lead Internacional, organização ligada ao desenvolvimento de lideranças na temática da sustentabilidade. Trabalha e pesquisa os temas: Geografia e Infância, da Juventude e das famílias; Educação em contextos culturais específicos; Questões teórico-metodológicas referentes ao Ensino de Geografia nos anos iniciais da escolarização. Foi vinculada como pesquisadora ao Núcleo de Estudos em Cultura, Oralidade, Imagem e Memória do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares - CEAM da Universidade de Brasília, atualmente é vinculada ao Centro UnB/Cerrado. É professora de Didática da Geografia na Faculdade de Educação da Universidade de Brasília - UnB e professora pesquisadora do Programa de Pós-Graduação da Faculdade de Educação - PPGE. Entre abril de 2011 e novembro de 2012 foi Coordenadora Operacional de Ensino de Graduação a Distância e Coordenadora Institucional do Programa Universidade Aberta do Brasil da Universidade de Brasília, convênio da UnB com a CAPES/DED. Entre 2012 e 2014 coordenou o Programa de Extensão "Portal dos Fóruns de Educação de Jovens e Adultos - Brasil, agraciado em 2013 com recursos do Programa de Extensão Universitária - PROEXT, fomentado pelo Ministério da Educação por meio da Secretaria de Educação Superior/SESu. De julho de 2013 a fevereiro de 2016 foi tutora do Programa de Educação Tutorial do Ministério da Educação na Faculdade de Educação da UnB - PET/Edu. Em 2016 realizou estágio pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense na temática "Geografia e infância: cultura e território em diálogo com a Teoria histórico cultural". É líder do Grupo de Pesquisa Sujeitos, territórios e a construção do conhecimento ? GPS/CNPq; é membro da Red de investigación interdisciplinaria sobre el protagonismo y los derechos humanos de las infancias latinoamericanas, com sede no Chile; da Red de estudios rurales sobre familias, infancias y juventudes - RER-FIJ com sede na Argentina e da Red Latinoamericana de Investigación y Reflexión con Niñas, Niños y Jóvenes - REIR, com sede no México. Foi Diretora Técnica de Graduação do Decanato de Ensino de Graduação da Universidade de Brasília. Esteve entre 2019/2020 como Professora Visitante Sênior na San Diego State University, Califórnia, Estados Unidos no âmbito do CAPES/PRINT. Realizou, entre 2019/2020, pós-doutorado no tema DESIGUALDADES GLOBAIS E JUSTIÇA SOCIAL: DIÁLOGOS SUL e NORTE no âmbito do Colégio Latino Americano de Estudos Mundiais: UnB/FLACSO. Realizou em 2022 estância pós-doutoral na Universidade Federal Fluminense na temática: Infancia y juventud frente al derecho a la ciudad: dispositivos visuales y ocupación del espacio público ? diálogo entre Brasil y México. Realizou missão de estudos na Universidade Autônoma de Chiapas, no México, entre outubro e novembro de 2022. Entre 2018 e 2021 foi membro do Conselho Editorial da Editora da Universidade de Brasília. Desde 2021 é membro do Conselho Editorial da Editora De Gruyter, com sede na Alemanha.

PAULO CÉSAR RODRIGUES CARRANO, Universidade Federal Fluminence (UFF)

Professor Associado 2 da Universidade Federal Fluminense. Docente na Faculdade de Educação, Departamento Sociedade, Educação e Conhecimento. É professor permanente do programa de pós-graduação em Educação (Mestrado e Doutorado), na linha de pesquisa Intelectuais, Juventudes e Educação Democrática (IJED). Bolsista Produtividade do CNPq - nível 2 (2022-2025). Foi bolsista Cientista do nosso estado - Faperj em três editais, tendo concluído o último em 2018. Integrou a Diretoria da Associação Nacional de Pesquisa (ANPEd) nos biênios 2015-2017 (Primeiro Secretário) e 2013-2015 (Segundo Secretário). Possui graduação em Educação Física e Desporto pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1985), mestrado (1991) e doutorado em Educação pela Universidade Federal Fluminense (1999). Realizou estágio de pós-doutoramento na Faculdade de Educação da USP, sob a supervisão da prof.Dra. Marilia Spósito, no primeiro semestre de 2009 (Bolsa Senior CNPq) e estágio de pós-doutoramento no Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, sob a supervisão do prof. Dr. José Machado Pais (bolsa Senior Capes, 09/2009-02/2010). Coordenou o Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF, Mestrado e Doutorado em duas oportunidades (2006-2008) e (2019/2020); é coordenador do Grupo de Pesquisa Observatório Jovem do Rio de Janeiro/UFF (http://www.observatoriojovem.uff.br/) e do Portal Ensino Médio EMdiálogo (www.emdialogo.uff.br). A ênfase dos estudos e pesquisas se encontra nas problemáticas das relações dos jovens com os espaços públicos, os territórios e a escolarização. É co-organizador do livro Narrativas juvenis e espaços públicos (EDUFF/FAPERJ, 2014) e autor dos livros Juventudes e cidades educadoras (Vozes, 2003) e Os jovens e a cidade (Relume Dumará, 2002). Dirigiu e produziu os vídeos documentários: Jovens no Centro (2005), Sementes da Memória (2005), Se eles soubessem (2006), Bracuí: velhas lutas, jovens histórias (2007), Sou de Jongo (2009), "Jovens do Morro do Palácio: cinco caminhos" (2011), "Escolas de Guiné Bissau" e Cabo Verde: a educação entre-línguas (2012), "Uma escola entre redes sociais" (2013) e "Fora de Série" (2018). Realizou a supervisão geral da produção do vídeo documentário "O fado é bom demais...." (2010). Idealizou e coordenou as Mostras de filmes de pesquisa "Curta ANPEd" nos anos de 2017 e 2018, realizadas na 37a e 38a Reunião Anual da ANPEd.

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Silva, I. O., BUENO FERNANDES, M. L. ., & RODRIGUES CARRANO, P. C. . (2024). O QUE CRIANÇAS E ADOLESCENTES FIZERAM DAQUILO QUE A PANDEMIA FEZ COM ELES E ELAS?. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45378

Edição

Seção

Artigos