A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS DIFERENTES VERSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DA ABERTURA AO SILENCIAMENTO EM TORNO DA TEMÁTICA
Palavras-chave:
Educação Sexual; BNCC; Abertura; Silenciamento; Percepção de professores.Resumo
O presente estudo tem por objetivo analisar as perspectivas de educação sexual prescritas em diferentes versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresentar a percepção de professores sobre contexto de narrativas e disputas que intermediaram sua construção. A educação sexual foi tema amplamente debatido e contemplado nas versões preliminares da BNCC. No entanto, a atuação incisiva das bancadas políticas conservadoras, culminou na retirada dos conceitos de gênero e de orientação sexual, deixando de evidenciar dimensões importantes no documento final. Compreende-se que a omissão dessas questões nos referenciais curriculares favorece a persistência da intolerância contra a diversidade sexual e enfraquece o combate ao preconceito e discriminações arraigados em nossa sociedade. No que se refere metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa, que inclui como procedimento: pesquisa bibliográfica, análise documental e de um conjunto de entrevistas com professores que atuam no ensino fundamental para coleta de dados. Para análise dos dados buscamos a articulação entre as técnicas de pesquisa qualitativa e a Análise do Discurso, orientada pelo ciclo de políticas formulado por Stephen Ball e Richard Bowe.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Educação em Revista
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Todo o conteúdo do periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons do tipo atribuição BY. Esta licença permite que outros distribuam, remixem, adaptem e criem a partir do trabalho publicado na Educação em Revista, mesmo para fins comerciais, desde que lhe atribuam o devido crédito pela criação original. Caso o autor seja o responsável pela remixagem e/ou adaptação, ele deverá enviar mensagem à editoria da Educação em Revista informando tal situação, com a comprovação da atribuição de crédito da publicação original.