A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS DIFERENTES VERSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DA ABERTURA AO SILENCIAMENTO EM TORNO DA TEMÁTICA

Autores

  • Luciane da Silva Vicente UNINOVE

Palavras-chave:

Educação Sexual; BNCC; Abertura; Silenciamento; Percepção de professores.

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar as perspectivas de educação sexual prescritas em diferentes versões da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e apresentar a percepção de professores sobre contexto de narrativas e disputas que intermediaram sua construção. A educação sexual foi tema amplamente debatido e contemplado nas versões preliminares da BNCC.  No entanto, a atuação incisiva das bancadas políticas conservadoras, culminou na retirada dos conceitos de gênero e de orientação sexual, deixando de evidenciar dimensões importantes no documento final. Compreende-se que a omissão dessas questões nos referenciais curriculares favorece a persistência da intolerância contra a diversidade sexual e enfraquece o combate ao preconceito e discriminações arraigados em nossa sociedade. No que se refere metodologia, adotou-se a abordagem qualitativa, que inclui como procedimento: pesquisa bibliográfica, análise documental e de um conjunto de entrevistas com professores que atuam no ensino fundamental para coleta de dados. Para análise dos dados buscamos a articulação entre as técnicas de pesquisa qualitativa e a Análise do Discurso, orientada pelo ciclo de políticas formulado por Stephen Ball e Richard Bowe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Luciane da Silva Vicente, UNINOVE

Doutora e Mestra em Educação pela Universidade Nove de Julho. Graduada em Ciências Biológicas pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Guarulhos. Professora de Ensino Fundamental II e Médio na Rede Pública Estadual e Municipal de São Paulo. Na pesquisa em Educação, atua principalmente no campo da Educação Sexual, das questões de gênero e diversidade ligadas ao ensino e aprendizagem das Ciências Naturais e das Políticas Educacionais para a Educação Básica.

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Vicente, L. da S. (2024). A EDUCAÇÃO SEXUAL NAS DIFERENTES VERSÕES DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: DA ABERTURA AO SILENCIAMENTO EM TORNO DA TEMÁTICA . Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/45439

Edição

Seção

Artigos