O ENSINO DE QUÍMICA NA INCLUSÃO DE SURDOS: POSSIBILIDADES A PARTIR DA CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE

Autores

Palavras-chave:

inclusão de surdos, ensino de química, acessibilidade, ensino médio

Resumo

A escola contemporânea dialoga com a pluralidade e a diversidade. Nesse cenário, alunos
surdos são incluídos em salas regulares e precisam ter acesso aos componentes curriculares em sua
primeira língua, a Libras. É perceptível que para estes alunos a aprendizagem de algumas disciplinas,
como a Química, por exemplo, se apresenta como um desafio. Assim, este trabalho busca identificar
quais são essas dificuldades e como transformá-las. Esse estudo emergiu de uma pesquisa que
contemplou outras fases de investigação, porém, aqui, será compartilhado um breve recorte das
entrevistas realizadas com professores de Química e com três estudantes surdos do 3° ano do Ensino
Médio de uma escola inclusiva da rede particular de ensino da região metropolitana de São Paulo. Essa
fase da investigação viabilizou ainda a identificação do papel do intérprete de Libras nesse processo e a
percepção de que a inclusão é um movimento que requer empenho de todos os envolvidos.

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Biografia do Autor

Rubens Pessoa Gomes, Colégio Rio Branco

Licenciado em Pedagogia - Faculdades Rio Branco

Mestre em Ensino e História das Ciências e da Matemática - Universidade Federal do ABC

Solange Wagner Locatelli, Universidade Federal do ABC

Doutora e mestre em Ensino de Ciências; bacharel e licenciada em Química pela USP. Experiência em docência e na formação de professores. Desde 2016, é professora na UFABC e credenciada no Programa de Pós-Graduação em Ensino. Pesquisa na área de ensino de ciências e de química, pesquisando aspectos da metacognição no ensino-aprendizagem, uso de imagens, níveis representacionais, aulas investigativas, avaliação no ensino de ciências/química e na educação para surdos (ensino de Ciências).

Publicado

2024-10-25

Como Citar

Gomes, R. P., & Locatelli, S. W. (2024). O ENSINO DE QUÍMICA NA INCLUSÃO DE SURDOS: POSSIBILIDADES A PARTIR DA CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE. Educação Em Revista, 40(40). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/47573

Edição

Seção

Artigos