O ENSINO DE QUÍMICA NA INCLUSÃO DE SURDOS: POSSIBILIDADES A PARTIR DA CONCEPÇÃO DA APRENDIZAGEM CONSTRUÍDA COLETIVAMENTE
Palavras-chave:
inclusão de surdos, ensino de química, acessibilidade, ensino médioResumo
A escola contemporânea dialoga com a pluralidade e a diversidade. Nesse cenário, alunos
surdos são incluídos em salas regulares e precisam ter acesso aos componentes curriculares em sua
primeira língua, a Libras. É perceptível que para estes alunos a aprendizagem de algumas disciplinas,
como a Química, por exemplo, se apresenta como um desafio. Assim, este trabalho busca identificar
quais são essas dificuldades e como transformá-las. Esse estudo emergiu de uma pesquisa que
contemplou outras fases de investigação, porém, aqui, será compartilhado um breve recorte das
entrevistas realizadas com professores de Química e com três estudantes surdos do 3° ano do Ensino
Médio de uma escola inclusiva da rede particular de ensino da região metropolitana de São Paulo. Essa
fase da investigação viabilizou ainda a identificação do papel do intérprete de Libras nesse processo e a
percepção de que a inclusão é um movimento que requer empenho de todos os envolvidos.
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