A abordagem do DNA nos livros de biologia e química do ensino médio: uma análise crítica

Autores

  • Poliana Flávia Maia Ferreira UFMG
  • Rosária da Silva Justi UFMG

Resumo

Neste trabalho foi analisado como ocorre a abordagem do DNA em livros didáticos de biologia e química destinados ao ensino médio. Os aspectos analisados foram a abordagem do tema e os modelos de ensino apresentados pelos autores. A análise mostrou que existem sérios problemas relativos a ambos os aspectos. Como resultado, o ensino do DNA ocorre de forma desvinculada e, muitas vezes, incoerente nas duas disciplinas, não contribuindo para que os alunos entendam e desenvolvam uma visão crítica em relação a temas relativos à engenharia genética bastante enfatizados pela mídia ultimamente. Defendemos que tal ensino ocorra numa perspectiva interdisciplinar, como forma de realmente favorecer um aprendizado significativo dos alunos

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-12-02

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA