Avaliação, ensino e aprendizagem de ciências

Autores

  • José Luiz P. B. Silva UFBA
  • Edilson Fortuna de Moradillo UFBA

Resumo

A avaliação escolar é discutida como atividade cotidiana de colaboração entre professores e alunos na busca do conhecimento científico. Fundamentados em uma concepção dialética do conhecimento, repudiamos a avaliação puramente classificatória praticada nas escolas e propomos que a crítica ocupe lugar central na interação professor-aluno-conhecimento, de modo que a avaliação se volte para a dinâmica da construção dos significados. A   experimentação deste conceito de avaliação no ensino superior de química tem produzido alguns bons resultados: maior participação dos alunos em aula, mais e melhores críticas, ensino mais conseqüente. A maior dificuldade tem sido romper o vínculo estabelecido pelos alunos entre realização de atividades e atribuição de notas, pois encontram-se fortemente condicionados pela avaliação classificatória.

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Publicado

2008-11-28

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA