"Exercícios de raciocínio" em três linguagens: ensino de física nas séries iniciais

Autores

  • Maria da Conceição Barbosa Lima UERJ
  • Anna Maria Pessoa de Carvalho USP

Resumo

Com o objetivo de estudarmos a adequação de histórias infantis como instrumento de ensino de Física para crianças, elaboramos uma atividade que foi desenvolvida em uma turma do segundo ano do ensino fundamental de uma escola pública da cidade de São Paulo. Após a leitura da história, os alunos receberam um exercício de raciocínio para discutirem em pequenos grupos sem qualquer estímulo à experimentação. Depois desta etapa as crianças foram convidadas a discutirem suas idéias e/ou conclusões com toda a turma, numa grande roda. Para em seguida relatarem suas experiências, de maneira individual, através de um desenho e/ou pequena redação . Neste trabalho apresentamos a análise de suas falas durante a discussão da grande roda e a análise de seus relatos.

Downloads

Publicado

2008-11-28

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA