Modelo de ensino para mudanças cognitivas: fundamentação e diretrizes de pesquisa

Autores

  • Orlando Aguiar Júnior Faculdade de Educação da UFMG
  • João Filocre Saraiva Colegio Técnico da UFMG

Resumo

Apresentamos, justificamos e fundamentamos um modelo de ensino baseado nas três etapas piagetianas de construção de conhecimentos: aytríades dialéticas que Piaget e colaboradores denominam etapas INTRA, INTER e TRANS. Sugerimos que o modelo pode tornar-se um instrumento auxiliar para a pesquisa e para a prática pedagógica no que se refere ao planejamento didático e à construção de currículos. Finalmente, descrevemos ações e pesquisas que estamos desenvolvendo com o intuito de, por um lado, dar validação empírica ao modelo apresentado e, por outro, aprimorar sua utilização enquanto instrumento de formação continuada de professores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2008-11-07

Edição

Seção

ARTIGOS DE PESQUISA EMPÍRICA