AS COMPLEXIDADES INERENTES AO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS”: DESAFIOS E PERSPECTIVAS PARA O ENSINO DE FÍSICA

COMPLEXITIES INHERENT TO THE SUBJECT “CLIMATE CHANGE”: CHALLENGES AND PROSPECTS FOR PHYSICS TEACHING

Autores

  • Danielle Aparecida dos Reis Universidade Estadual Paulista (UNESP)
  • Luciano Fernandes Silva Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)
  • Newton Figueiredo Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172015170301

Palavras-chave:

Ensino de Física; Complexidade; Mudanças Climáticas.

Resumo

A articulação entre a física e a temática ambiental apresenta oportunidades para a construção de práticas educativas que privilegiam o tratamento das controvérsias e das complexidades associadas aos temas ambientais, como ocorre com o fenômeno das mudanças climáticas. Neste ensaio teórico destaca-se que a natureza complexa desse fenômeno climático favorece o surgimento das controvérsias, o que proporciona aos professores da Educação Básica possibilidades para o tratamento educativo diferenciado desse tema. De modo especial, apresentam-se e discutem-se alguns aspectos, do ponto de vista da física, relativos à complexidade inerente ao tema "mudanças climáticas", a fim de contribuir para uma reflexão voltada para a natureza dessas complexidades e para suas potencialidades educativas.

The link between Physics and environmental issues present opportunities tobuild educational practices centered on dealing with controversies and complexities associated with environmental issues, such as the phenomenon of climate change. In this theoretical essay we point out that the complex nature of this climatic phenomenon favors the emergence of controversies, which gives elementary school teachers many educational opportunities to develop a non-conventional approach to the theme. In particular, this work presents and discusses some aspects, from the point of view of Physics, concerning the complexity related to the issue of climate change in order to contribute to the debate focused on the nature of these complexities and their educational potential.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AKASOFU, S. Is the Earth still recovering from the "Little Ice Age"? A possible cause of global warming. International Artic Research Center, Fairbanks, p. 1-14, 2006. Disponível em: < http://www.wright.edu/~guy.vandegrift/climateblog/s06/akasofu.LIAge.pdf >. Acesso em: 15 mar. 2013. [ Links ]

BARBOSA, L. G.; LIMA, M. E. C. C.; MACHADO, A. H. Controvérsias sobre o aquecimento global: circulação de vozes e de sentidos produzidos em sala de aula. Ensaio, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 113-130, 2012. Disponível em: < http://www.portal.fae.ufmg.br/seer/index.php/ensaio/article/viewFile/613/798 >. Acesso em: 10 nov. 2012. [ Links ]

CASAGRANDE, A.; SILVA JUNIOR, P.; MENDONÇA, F. Mudanças climáticas e aquecimento global: Controvérsias, incertezas e a divulgação científica. Revista Brasileira de Climatologia, Curitiba, v. 8, p. 30-44, 2011. Disponível em: < http://www.ojs.c3sl.ufpr.br/ojs2/index.php/revistaabclima/article/viewFile/25793/17212 >. Acesso em: 18 nov. 2012. [ Links ]

FIEDLER-FERRARA JUNIOR, N. Quando o todo é mais sagaz do que a soma de suas partes. Scientle Studia, São Paulo, v. 3, n. 2, p. 323-37, 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ss/v3n2/a09v3n2.pdf >. Acesso em: 10 maio 2013. [ Links ]

HAYS, J. D.; IMBRIE, J.; SHACKLETON, N. J. Variations in the Earth's Orbit: Pacemaker of the Ice Ages. Science, New York, v. 194, n. 4270, p. 1121-1132, 1976. Disponível em: < http://www.mantleplumes.org/WebDocuments/Hays1976.pdf >. Acesso em: 25 fev. 2015. [ Links ]

JACOBI, P. R.; GUERRA, A. F. S.; SULAIMAN, S. N.; NEPOMUCENO, T. Mudanças Climáticas Globais: a resposta da Educação. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, v. 16, n. 46, p. 135-268, 2011. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/rbedu/v16n46/v16n46a08.pdf > Acesso em: 10 mar 2012. [ Links ]

JURAS, I. A. G. M. Aquecimento global e mudanças climáticas: Uma introdução. Plenarium, Brasília, v. 5, n. 5, p. 34-46, 2008. Disponível em: < http://www.bd.camara.gov.br/bd/bitstream/handle/bdcamara/641/aquecimento_global_introducao.pdf?sequence=3 > Acesso em: 22 mar. 2012. [ Links ]

LEFF, E. Epistemologia ambiental. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002. [ Links ]

MORIN, E. Introdução ao pensamento complexo. 3 ed. Porto Alegre: Sulina, 2007. [ Links ]

OLIVEIRA, M.; VECCHIA, F. A controvérsia das mudanças climáticas e do aquecimento global antropogênico: consenso científico ou interesse político? In: FÓRUM AMBIENTAL DA ALTA PAULISTA, 5, 2009. Atas...Fórum Ambiental da Alta Paulista. São Paulo: ANAP, 2009. p. 946-962, 2009. Disponível em: < http://www.fakeclimate.com/arquivos/ArtigosFake/mc-2009-001.pdf >. Acesso em: 10 maio 2012. [ Links ]

PINA, A.; SILVA, L. F.; OLIVEIRA JÚNIOR, Z. T. Mudanças Climáticas: reflexões para subsidiar esta discussão em aulas de Física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física. Florianópolis, v. 27, n. 3, p. 449-472, 2010. Disponível em:<http://www.journal.ufsc.br/index.php/fisica/article/view/2175-7941.2010v27n3p449/17182>. Acesso em: 5 dez. 2012. [ Links ]

PRIGOGINE, I. O fim das certezas : tempo, caos e as leis da natureza. Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Unesp, 1996. [ Links ]

PRIGOGINE, I. As leis do caos Tradução de Roberto Leal Ferreira. São Paulo: Unesp, 2002. [ Links ]

PRIGOGINE, I; STENGERS, I. A nova aliança. Brasília: Universidade de Brasília, 1984. [ Links ]

REIS, D. A. Compreensões elaboradas pelo campo da educação ambiental sobre o tema mudan ças climáticas : análise de dissertações e teses brasileiras. 2013. 217 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Rio Claro, Rio Claro, 2013. [ Links ]

REIS, D. A; SILVA, L. F; SILVA, A. P. Algumas compreensões dos licenciandos em Física sobre o fenômeno mudanças climáticas. Alexandria, Florianópolis, v. 4, n. 2, p. 57-81, 2011. Disponível em: < http://www.alexandria.ppgect.ufsc.br/files/2012/03/Danielle.pdf > Acesso em: 18 nov. 2012. [ Links ]

RIBEIRO, R. A.; KAWAMURA, M. R. D. Educação ambiental e temas controversosRevista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 14, n. 2, 2014, p. 159-169. [ Links ]

SAMPAIO, G.; MARENGO, J. A.; NOBRE, C. A atmosfera e as mudanças climáticas. In: BUCKERIDGE, Marcos (Org.). Biologia e mudanças climáticas no Brasil, São Paulo, 2008, p. 23-46. [ Links ]

SANTOS, W. L. P.; CARVALHO, L. M.; LEVINSON, R. A dimensão política da educação ambiental em investigações de revistas brasileiras de ensino de ciências. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências , São Paulo, v. 14, n. 2, 2014, p. 199-2013. [ Links ]

SILVA, C. N.; LOBATO, A. C.; LAGO, R. M.; CARDEAL, Z. L.; QUADROS, A. L. Ensinando a química do efeito estufa no Ensino Médio: possibilidades e limites. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 31, n. 4, 2009, p. 268-274. [ Links ]

SILVA, L. F. A temática ambiental, o processo educativo e os temas controversos : implicações teóricas e práticas para o ensino de Física. 2007. 213 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - Araraquara, Araraquara, 2007. [ Links ]

SILVA, L. F. CARVALHO, L. M. A temática ambiental e o processo educativo: o ensino de física a partir de temas controversos. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, número especial, nov. 2007. [ Links ]

VEIGA, J. E.; VALE, P. M. Aquecimento global: um balanço das controvérsias. Texto apresentado no ciclo de seminários do Departamento de Economia da FEA/USP intitulado "Brasil no Século XXI: Desafios do Futuro ", São Paulo, p. 1-52, 2007. [ Links ]

VIEIRA, K. R. C. F.; BAZZO, W. A. Discussões acerca do aquecimento global: uma proposta CTS para abordar esse tema controverso em sala de aula. Ciência & Ensino, Piracicaba, v. 1, número especial, 2007. [ Links ]

WATANABE-CARAMELLO, G.; KAWAMURA, M. R. D.Uma abordagem termodinâmica para discutir a física do meio ambiente. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 7, 12., 2010, Águas de Lindoia. Atas...São Paulo: SBF, 2010. p. 1- 13. [ Links ]

WATANABE-CARAMELLO, G.; KAWAMURA, M. R. D. Uma educação na perspectiva ambiental crítica, complexa e reflexiva. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências Belo Horizonte, v. 14, n. 2, 2014, p. 255-264. [ Links ]

WATANABE-CARAMELLO, G. Aspectos da complexidade : contribuições da física para a compreensão do tema ambiental. 2012. 246 f. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências) - Instituto de Física e Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2012. [ Links ]

XAVIER, M. E.; KERR, A. S. A análise do efeito estufa em textos paradidáticos e periódicos jornalísticos. Caderno Brasileiro de ensino de Física Florianópolis, v. 21, n. 3, p. 325-349, 2004. Disponível em: < http://www.cetesb.sp.gov.br/userfiles/file/mudancasclimaticas/proclima/file/publicacoes/conceitos/portugues/analisedoefeitoestufaemtextosjornalisticos.pdf >. Acesso em: 10 maio 2012. [ Links ]

Downloads

Publicado

2015-03-24 — Atualizado em 2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS