IMAGENS E DESENHOS INFANTIS NOS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE SENTIDOS EM UMA SEQUÊNCIA DE ENSINO SOBRE CICLO DA ÁGUA

IMAGES AND CHILDREN'S DRAWINGS IN A PROCESS OF MEANING CONSTRUCTIONON A TEACHING SEQUENCE ABOUT WATER CYCLE

Autores

  • Andreza Fortini Garcia Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Orlando Gomes de Aguiar Júnior Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Celia Abicalil Belmiro Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172015170304

Palavras-chave:

Desenho Infantil; Ensino de Ciências; Imagens; Semiótica Social.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar a linguagem dos desenhos das crianças e as contribuições de um infográfico animado sobre o ciclo da água como recurso mediacional no processo de construção de sentidos nas aulas de ciências. A pesquisa, de natureza qualitativa, se apoia em construtos teórico-metodológicos da perspectiva sócio-histórica e da semiótica social. A coleta dos dados da pesquisa aconteceu em uma turma do 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Contagem/MG. Para examinar a efetividade do desenho da criança como um modo de produção de sentidos na construção do conhecimento, buscamos investigar quais os indícios de compreensão sobre o ciclo da água podem ser observados nos desenhos produzidos pelas crianças em dois momentos da sequência de ensino: na primeira aula - levantamentos das ideias preliminares das crianças - e na quarta aula, após a utilização de um infográfico animado. Os resultados reforçam o potencial expressivo e comunicativo dos desenhos infantis na construção de conceitos científicos e sua relação com os textos verbais escritos. Além disso, os progressos no entendimento das crianças sobre o ciclo da água demonstram a efetividade do infográfico animado, apresentado pela professora com intensa participação dos estudantes, enquanto recurso mediacional.

This work aims to investigate children's drawings understood as language and the contributions of an animated info-graphic as a mediational resource in the meaning making process in science classes on the water cycle. The research is based on theoretical and methodological constructs of socio-historical approach and social semiotics. Data were collected in a 3rd year class at a public school in the city of Contagem/MG. To examine the effectiveness of the children's drawing as a way of production in knowledge construction, we seek to investigate what signs of understanding of the water cycle can be found in the drawings produced by children in two moments of the teaching sequence on water cycle: in the first class - drawing based on the preliminary ideas of children - and in the fourth class, after the use of an animated info-graphic. The results reinforce the expressive and communicative potential of children's drawings on the construction of scientific concepts and their relationship with written verbal texts. In addition, progress in children's understanding about the water cycle demonstrate the effectiveness of the animated infographic, presented by the teacher with intense participation of the students, as a mediacional mean.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

BARTHES, R. (1964). Rhétorique de l'image. Communication, 4, Paris: Seuil, 1964. Para esta pesquisa, utilizamos a versão traduzida deste artigo reunida no livro O óbvio e o obtuso: ensaios críticos III, publicado pela editora Nova Fronteira, no Rio de Janeiro, em 1990. Título original: L'obvieetl'obtus - Essais critiques III, EditionsduSeuil, Paris, 1982. [ Links ]

CARVALHO, A.M. P.; BARBOSA-LIMA, M.C. O desenho infantil como instrumento de avaliação da construção do conhecimento físico. Revista Electrónica de Enseñanza de lãs Ciencias, v. 7, n. 2, p. 337-348, 2008. [ Links ]

COUTINHO, F. A. et al. Análise do valor didático de imagens presentes em livros de Biologia para o ensino médio. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, São Paulo, v. 10, n. 3, 2010. [ Links ]

FERREIRA, S. Imaginação e linguagem no desenho da criança Campinas, SP: Papirus, 1998. [ Links ]

HALLIDAY, M. A. K. Estrutura e função da linguagem. In: LYONS, J. (Org.) Novos horizontes em linguística.Tradução de Jesus Antônio Durigan. São Paulo: Cultrix, 1976. p. 134-160. [ Links ]

HALLIDAY, M. A. K. An introduction to Functional Grammar. London: Edward Arnold, 1985. [ Links ]

IAVELBERG, R. O desenho cultivado da criança: prática e formação de educadores. 2. ed. Porto Alegre, RS: Zouk, 2008. [ Links ]

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design London: Routledge, 1996. [ Links ]

KRESS, G.; OGBORN, J.; MARTINS, I. A sattelite view of language: Some lessons from science classrooms. Language Awareness, v. 7, n. 2, p. 69-89, 1998. [ Links ]

KRESS, G.; VANL EEUWEN, T. Multimodal Discourse: the modes and media of contemporany communication. London: Arnold, 2001. [ Links ]

KRESS, G. et al. Multimodalteaching and learning: the rhetorics of the science classroom. London: Continuum, 2001. [ Links ]

KRESS, G.; BEZEMER, J. Escribir em um mundo de representación multimodal. In: KALMAN, J.; STREET, B. V. (Coord.) Lectura, escritura y matemáticas como prácticas sociales: diálogos con América Latina. México: Siglo XXI, 2009. p. 64-83. [ Links ]

LEMKE, J.L.Talking science: language, learning and values. Norwood, NJ: Ablex Publish Corporation, 1990. [ Links ]

MARTINS, I.; GOUVÊA, G. Analisando aspectos da leitura de imagens em livros didáticos de ciências por estudantes do ensino fundamental no Brasil. Enseñanza de lãs Cienciasextra, p. 1-3, 2005. [ Links ]

MARTINS, I.; GOUVÊA, G.; PICCINI, C. Aprendendo com imagens.Ciência e Cultura -Temas e Debates, São Paulo, v. 57, n. 4, p. 38-40, 2005. [ Links ]

MUSSALIM, F. Análise do Discurso. In: MUSSALIM, F; BENTES, A. C. (Org). Introdução à Linguística: domínios e fronteiras. v. 2. São Paulo: Cortez, 2001. [ Links ]

PRALON, L. H. As imagens da saúde em livros didáticos de ciências 2011. Número de folhas. Tese (Doutorado em Educação em Ciências e Saúde) - Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2011. [ Links ]

SCHWARZ, M. L.; SEVEGNANI, L.; ANDRÉ, P. Representações da Mata Atlântica e de sua biodiversidade por meio dos desenhos infantis. Ciênc. educ., Bauru, v.13, n.3, p. 369-388, 2007. [ Links ]

SOUZA, L. H. P.; GOUVÊA, G. Imagens da saúde no livro didático de ciências. In: VII ENPEC, Florianópolis, nov. 2009. Anais... Florianópolis, 2009. [ Links ]

VYGOTSKY, L. S. La imaginación y el arte en la infancia: ensayo psicológico. Madrid: EdicionesAkal S.A, 2003. [ Links ]

VYGOTSKY, L. S. Formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. São Paulo, São Paulo: Martins Fontes, 2007. [ Links ]

Downloads

Publicado

2015-09-15 — Atualizado em 2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS