LEITURA EM SALA DE AULA DE CIÊNCIAS COMO UMA PRÁTICA SOCIAL DIALÓGICA E PEDAGÓGICA
READING IN SCIENCE CLASSROOM AS A DIALOGICAL AND EDUCATIONAL SOCIAL PRACTICE
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172015170305Palavras-chave:
Mediação; Leitura; Ensino e Aprendizagem de Ciências.Resumo
Neste trabalho, com base nos fundamentos da perspectiva histórico-cultural do desenvolvimento humano, enfocamos a problemática da mediação pedagógica da leitura de textos didáticos de ciências em sala de aula. Argumentamos a favor da leitura de textos de ciências, para se aprender ciências, e sobre ao papel central que a mediação docente desempenha nesse processo. A partir de dados de uma mediação de leitura específica, discutimos as ações do professor frente às contrapalavras dos estudantes que emergiram durante uma leitura compartilhada. Concluímos que a mediação constituiu-se como uma prática social dialógica (pela palavra) e pedagógica (pelo outro), que contribui para o processo de compreensão de/sobre ciências pelos estudantes, além de resultarem um novo texto coletivamente construído pela oferta de contrapalavras.
In this work, based on the fundaments of cultural-historical perspective of human development, we focus on the problem of pedagogical mediation reading science textbooks in classrooms. We argue in favour of reading science texts to learn science, and about the central role that teaching mediation plays in this process. From data of a specific reading mediation, we discussed teacher's actions in front of student's counter-words that emerged during a shared reading. We conclude that the mediation was created as a dialogical social practice (through words) and pedagogical (for the other), which contributes to the student's process of understanding science and about science, in addition to working a new text collectively built by offered counter-words.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M.J.P.M.; SORPRESO, T.P. Memória e formação discursivas na interpretação de textos por estudantes de licenciatura. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências. São Paulo, v.10n.1, 2010. [ Links ]
ANDRADE, I. B; MARTINS, I. Discursos de professores de ciências sobre leitura. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v.11(2), p. 121- 151, 2006. [ Links ]
BAKHTIN, M. Para uma filosofia do ato responsável.Tradução de Valdemir Miotello e Carlos Alberto Faraco. São Carlos: João e Pedro Editores, 2010. [ Links ]
BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. [ Links ]
BICALHO, D.C. Letramento e leitura: formando leitores críticos. In: RANGEL, E.O.; ROJO, R.H.R. (Coord.) Língua portuguesa: ensino fundamental. Brasília: SEB/MEC, 2010. (Coleção Explorando o Ensino; v. 19) [ Links ]
CARNEIRO, M.H.S.; SANTOS, W.L.P.; MÓL, G.S. Livro didático inovador e professores: uma tensão a ser vencida. Ensaio pesquisa em educação em ciências. Belo Horizonte, v.7, n.2, dez. 2005. [ Links ]
ESPINOZA, A. Ciências na escola: novas perspectivas para a formação dos alunos. São Paulo: Ática, 2010. [ Links ]
ESPINOZA, A. La especificidad de las situaciones de lectura em "naturales". Lectura y vida. Revista Latinoamericana de Lectura, Buenos Aires, ano 27, n.1, p. 6-16, 2006. [ Links ]
ESPINOZA, A.; CASAMAJOR, A.; PITTON, E. Enseñar a ler textos de ciênciasBuenos Aires: Paidós, 2009. [ Links ]
FREITAS, M.T.A. A perspectiva vigotskiana e as tecnologias. Educação: História da Pedagogia2 - Lev Vigotski. São Paulo, Editora Segmento, p.58-67, 2010 [ Links ]
GIRALDI, P.M. Leitura e escrita no ensino de ciências: espaços para produção de autoria, 2010. 232 f. Tese (Doutorado em educação) - Centro de Ciências da Educação, UFSC, Florianópolis, 2010. [ Links ]
GERALDI, J. W. Heterocientificidade nos estudos linguísticos. In: GEGE (Org.). Palavras e contrapalavras: enfrentando questões da metodologia bakhtiana.São Carlos: Pedro e João Editores, 2012. [ Links ]
GERALDI, J. W. A aula como acontecimento São Carlos: Pedro e João Editores, 2010. [ Links ]
GERALDI, J. W. Leitura: uma oferta de contrapalavras. In: GEGE. O espelho de Bakhtin. Campinas: Pedro e João Editores, 2007. [ Links ]
GERALDI, J. W. Linguagem e ensino: exercícios de militância e divulgação. Campinas: Mercado de Letras, 1996. [ Links ]
GERALDI, J. W.; FICHTNER, B.; BENITES, M.Transgressões convergentes Vigotski, Bakhtin, Bateson, Campinas: Mercado de Letras 2006. [ Links ]
GINZBURG, C. Mitos, emblemas, sinais: morfologia e história. São Paulo: Companhia das Letras, 1989. [ Links ]
GRUPO APEC. Construindo consciências:coleção de ciências para o ensino fundamental. São Paulo: Scipione, 2010. [ Links ]
KLEIMAN, A. Leitura: ensino e pesquisa. 2.ed. São Paulo: Pontes, 1996. [ Links ]
KOCH, I.G.V. Desvendando os segredosdo texto 2.ed. São Paulo: Cortez, 2003. [ Links ]
LIMA, M.E.C.C.; GERALDI, C.M.G.; GERALDI, J.W. O trabalho com narrativas na investigação em educação. Educação em Revista, Belo Horizonte, v.31, n.1, 2015. [ Links ]
MARTINS, I. Analisando livros didáticos na perspectiva dos Estudos do Discurso:compartilhando reflexões e sugerindo uma agenda para a pesquisa. In: MARTINS, I.et al. (Ed.) Olivro didático de Ciências: contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula.Rio de janeiro: {s.n.}, 2012. [ Links ]
MORTIMER, E.F. Linguagem e formação de conceitos no ensino de ciências. 1. reimpr. Belo Horizonte: UFMG, 2000. [ Links ]
NIGRO, R.G. Textos e leitura na educação em Ciências: contribuições para alfabe¬tização científica em seu sentido mais fundamental, 2007. 290f. Tese (Doutorado em educação) - Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 2007. [ Links ]
PAULA, H.F. A ciência escolar como instrumento para a compreensão da atividade científica. 2004. 359 f. Tese (Doutorado em educação) - Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2004. [ Links ]
PAULA, H. F.; LIMA, M.E.C.C.Formulação de questões e mediação da leitura. Investigações em ensino de ciências, Porto Alegre, v.15, n.3, p.429-461, 2010. [ Links ]
PAULA, H. F.; LIMA, M. E. C. C. A leitura de textos didáticos de ciências como confronto de perspectivas. Ensaio: pesquisa em educação em ciências. UFMG. FaE. CECIMIG.Belo Horizonte,Belo Horizonte, v.13, n.3, 2011. [ Links ]
PAIVA, A. Barrados na escola. Revista Carta Fundamental São Paulo, n.47, 2013. [ Links ]
PICCININI, C.L. Imagens no ensino de Ciências: uma imagem vale mais do que mil palavras? In: MARTINS, I. et al. (Ed.) O livro didático de Ciências: contextos de exigência, critérios de seleção, práticas de leitura e uso em sala de aula. Rio de Janeiro: {s.n}, 2012. [ Links ]
REYES, Y. Mediadores de leitura. In: FRADE, I.C.A.S.; VAL, M.G.C.; BREGUNCI, M.G.C. (org.). Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014. [ Links ]
RICON, A.E.; ALMEIDA, M.J.P.M.Ensino da física e leitura. In: Leitura: teoria e prática, Campinas, Ano 10, n. 18, dez.1991. [ Links ]
SILVA, H.C.; ALMEIDA, M.J.P.M.O deslocamento de aspectos do funcionamento do discurso pedagógico pela leitura de textos de divulgação científica em aulas de física. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, Vigo, v.4, n.3, 2005. [ Links ]
SILVA, H.C.; ALMEIDA, M.J.P.M.Condições de Produção da leitura em aulas de Física no Ensino Médio. In: ALMEIDA, M. J. P. M.; SILVA, H.C. Linguagens, leituras e ensino de ciências Campinas: Mercado das Letras, 1998. [ Links ]
SILVA, L.H.A.; SCHNETZLER, R.P. A mediação pedagógica em uma disciplina científica como referência formativa para a docência de futuros professores de biologia. Ciência e Educação, Bauru, v. 12, n. 1, p. 57-72, 2006 [ Links ]
SILVEIRA JR., C. A mediação docente da leitura de textos didáticos para o ensino e aprendizagem de ciências nos últimos anos do Ensino Fundamental. 2015. 236 f. Tese (Doutorado em educação) - Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2015. [ Links ]
SILVEIRA JR., C. Ler para aprender ligações químicas em aulas de ciências: investigação, reflexões e lições, 2012. 164f. Dissertação (Mestrado em educação) - Faculdade de Educação, UFMG, Belo Horizonte, 2012. [ Links ]
SILVEIRA JR., C.; LIMA, M.E.C.C.; MACHADO, A.H. Análise das ligações químicas nos livros didáticos. Revista Presença Pedagógica, Belo Horizonte, v.18, n.107, p.26-31, 2012. [ Links ]
SMOLKA, A.L.B. A prática discursiva na sala de aula: uma perspectiva teórica e um esboço de análise. In: SIRGADO, A.P.; GÓES, M.C.R. (Org.), Pensamento e linguagem: estudos na perspectiva da psicologia soviética. 3.ed. Campinas: Cedes, 2000. (CadernosCedes24) [ Links ]
SOARES, M.B. As condições sociais da leitura. In: ZILBERMAN, R.; SILVA, E.T. (Org.). Leitura: perspectivas interdisciplinares. São Paulo: Ática, 2005. [ Links ]
VYGOTSKY, L.S. Pensamento e da linguagem. São Paulo: Martins Fontes, 2011. [ Links ]
VYGOTSKY, L.S. A formação social da mente. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, 1991. [ Links ]
WERTSCH, J.V.; SMOLKA, A.L.B. Continuando o diálogo: Vygotsky, Bakhtin e Lotman. In: DANIELS, H. (org.). Vygotsky em foco: pressupostos e desdobramentos. Campinas: Papirus, 1994. [ Links ]
WERTSCH, J.V.; DEL RÍO, P.; ALVAREZ, A. Estudos socioculturais: história, ação e mediação. In:; WERTSCH, J.V.; DEL RÍO, P. ALVAREZ, A. (Org.). Estudos socioculturais da mente. Porto Alegre: Artmed, 1998. [ Links ]
ZIMMERMANN, N.; SILVA, H.C. Os diferentes modos de leitura no ensino de ciência. In: CONGRESSO BRASILEIRO DE LEITURA, 16, 2007, Campinas, Anais... Campinas, 2007. [ Links ]