ARGUMENTAÇÃO E ORIENTAÇÕES DISCURSIVAS NA EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS

ARGUMENTATION AND DISCURSIVE ORIENTATIONS IN SCIENCE EDUCATION

Autores

  • Rodrigo Drumond Vieira Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • Silvania Sousa do Nascimento Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Viviane Florentino de Melo Universidade Federal Fluminense (UFF)
  • José Roberto da Rocha Bernardo Universidade Federal Fluminense (UFF)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172015170308

Palavras-chave:

Orientações discursivas; Protótipos de sequências; Padrão de Argumento de Toulmin; Procedimentos discursivos didáticos.

Resumo

Este é um trabalho teórico cujo objetivo é discutir a relevância e as contribuições das "orientações discursivas" e dos "protótipos das sequências textuais" para uma análise do discurso em aulas de Ciências. O "Padrão de Argumento de Toulmin" tem sido usado pelos pesquisadores da área como um protótipo viável para análise da sequência argumentativa. Sugerimos então que os demais protótipos de sequências relevantes (narrativa, explicativa, descritiva, injuntiva e dialogal) podem também contribuir frutiferamente para análises discursivas de interações em aulas de Ciências. Sob essa perspectiva, introduzimos o conceito de "orientação discursiva" e desenvolvemos uma discussão sobre como a tríade analítica "orientação discursiva / objetivos didáticos / procedimentos discursivos didáticos" pode contribuir para uma análise do discurso de sala de aula.

This is a theoretical paper whose aim is to discuss the relevance and the contributions of "discursive orientations" and "sequences' prototypes" for improving discourse analysis in science classes. The "Toulmin's Argument Pattern" has been used by science education researchers as a viable prototype for analysis of the argumentative sequence. We suggest that the prototypes of other relevant sequences (narrative, explicative, descriptive, injunctive and dialogue) can also fruitfully contribute for discourse analysis in science classrooms. From this perspective, we introduce the concept of "discursive orientation" and develop a discussion on how the analytic triad "discursive orientation / didactic goals / discursive didactic procedures" is useful to analyze classroom discourse.

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Publicado

2015-10-22 — Atualizado em 2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS