A FORMAÇÃO EDUCACIONAL NA EJA: DILEMAS E REPRESENTAÇÕES SOCIAIS

LEARNING AT "YOUNG ADULTS EDUCATION" CLASSES: DILEMMAS AND SOCIAL REPRESENTATION

Autores

  • Daniele da Silva Maia Gouveia Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Alcina Maria Testa Braz da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro (IFRJ)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172015170310%20

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos; Expectativas; Representações sociais.

Resumo

O presente trabalho tem como objetivo apresentar as expectativas dos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) em relação ao futuro e às representações sociais em torno de sua formação. São informações importantes para que se possa compreender a interpretação do aluno da EJA sobre esses aspectos e como essa interpretação irá orientar a sua conduta. Além disso, contribui para a adoção de uma prática que inclua conteúdos que atendam às diversas expectativas desses alunos. A metodologia utilizada foi a análise de conteúdo com o auxílio do software Atlas.ti. Os resultados revelam uma variedade de expetativas dos alunos quanto à sua formação que vão desde os ganhos pessoais até os ganhos profissionais, tendo como destaque o ingresso no Ensino Superior.

This paper aims to show YAE (Young Adults Education) students' expectations related to their future and to social representations regarding their education. These are important informations so we can understand YAE student's interpretation about this aspects and how that interpretation will guide their conduct. Furthermore, this paper seeks to contribute to the adoption of a practice that includes teaching subjects that meet the diverse expectations of these students. The methodology used was content analysis with the aid of Atlas.ti software. The results reveal a variety of expectations of students about their instruction, ranging from personal to professional gains, with the highlighted expectation of studying in a university.

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Publicado

2015-10-30 — Atualizado em 2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS