ANÁLISE COMPARATIVA DE DESEMPENHO DE ALUNOS DE ENSINO MÉDIO EM ATIVIDADE COM MODELAGEM COMPUTACIONAL EXPLORATÓRIA E ATIVIDADE TRADICIONAL SOBRE MOVIMENTO DOS CORPOS

HIGH SCHOOL STUDENTS PERFORMANCE'S COMPARATIVE ANALYSIS BETWEEN ACTIVITY WITH COMPUTER MODELING AND TRADITIONAL EXPLORATORY ACTIVITY ABOUT BODY MOTION

Autores

  • Rafael Rodrigues de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Laércio Ferracioli Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172015170307

Palavras-chave:

Velocidade Média; Modelagem Computacional; Desempenho.

Resumo

Este artigo apresenta uma investigação do desempenho que 114 estudantes que cursavam, em 2011, o 1° Ano do Ensino Médio obtiveram em atividades com relações matemáticas de Média Simples e Velocidade Média no estudo do movimento retilíneo dos corpos, em um processo que envolveu dois momentos distintos e subsequentes. O primeiro momento foi caracterizado pela aplicação de atividades de modelagem computacional exploratória. Dias depois da atividade inicial, os estudantes foram submetidos a uma atividade tradicional durante a avaliação trimestral, contendo itens da atividade de modelagem. Nessa perspectiva, os resultados relatados neste trabalho mostram que o desempenho da primeira para a segunda atividade diminuiu para 51 estudantes (≈ 44,7%), foi mantido constante para 40 (≈ 35,1 %) e aumentou para 23 (≈ 20,2%). Os resultados sugerem, ainda, que o uso da modelagem computacional exploratória, em atividades que desenvolvem estudos com relações algébricas e quantidades numéricas, pode ser uma possibilidade a ser incorporada no dia a dia da sala de aula, e não apenas em investigações pontuais e de abordagem exploratórias.

This paper presents an investigation of 114 students who attended the 1st High School Year in 2011' performance in activities with mathematical relationship of Average Simple and Average Speed in the study of bodies' rectilinear motion. The process involved two distinct and subsequent moments. The first moment was characterized by the application of exploratory computer modeling activities. Approximately 4,5 days after the initial activity students were submmited to a traditional activity, during a quarterly assessment, containing items of the computer modeling activity. In this perspective, the results reveal that the performance decreased to 51 students (≈ 44,7%), was held constant for 40 (≈ 35,1%) and increased to 23 (≈ 20,2%). The results also point that the use of exploratory computer modeling in activities that develop teaching of algebraic relations and numerical quantities can be a possibility to be incorporated into classroom daily life and not only in punctual and exploratory investigations.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ARANHA M. L. de A. História da Educação. 2. ed. São Paulo: Moderna, 2003. [ Links ]

ARAUJO, I. V.; VEIT, E. A.; MOREIRA, M. A. Um estudo sobre o desempenho de alunos de Física usuários da ferramenta computacional Modellus na interpretação de gráficos em Cinemática. Instituto de Física - UFRGS - 91501-970 Porto Alegre, RS. 2007. Disponível em: < http://www.if.ufrgs.br/cref/ntef/producao/IV_ENPEC.pdf > Acesso em:31 de Março de 2014. [ Links ]

BORGES, A. T. Novos rumos para o Laboratório Escolar de Ciências.Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis: Santa Catarina, v. 19, n. 3, p. 291-313, dez. 2002. [ Links ]

BOULTER, C.J.; GILBERT, J. K. Aprendendo Ciências através de modelos e modelagens. In: COLINVAUX, D. Modelos e educação em ciências. Rio de Janeiro: Ravil, 1998. [ Links ]

CAMILETTI, G. G. A modelagem computacional semiquantitativa no estudo de tópicos de ciências: um estudo exploratório com estudantes universitários. Dissertação (Mestrado em Física) - Programa de Pós-Graduação em Física da Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES. 2001. [ Links ]

DORNELES, P. F. T.; ARAÚJO, I. S.; VEIT, E. A. Simulação e modelagem computacionais no auxílio a aprendizagem significativas de conceitos básicos de eletricidade: Parte I - circuitos elétricos simples. Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), São Paulo, v. 28, n. 4, p. 487-496, 2006. [ Links ]

FERRACIOLI, L. A integração de ambientes computacionais ao aprendizado exploratório em ciências. Projeto de Pesquisa financiado pelo CNPq. Processo 30.4785/2004-0, 2004. [ Links ]

FERRACIOLI, L. et al. Ambientes de modelagem computacional no aprendizado exploratório de física. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis: Santa Catarina, v. 29, p. 679-707, 2012. [ Links ]

FEHSENFELD, K. M. A representação de fenômenos de cinemática de gases utilizando o ambiente de Modelagem Computacional Qualitativo ModeLab2 Um estudo exploratório com estudantes ingressantes na Educação Superior. Tese (Doutorado em Física) - Programa de Pós-Graduação em Físicada Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória-ES. 2010. [ Links ]

FIOLHAIS, C.; TRINDADE, J. Física no computador: o computador como uma ferramenta no ensino e na aprendizagem das Ciências Físicas. Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), São Paulo, v. 25, n. 3, p. 259 - 272, 2003. [ Links ]

GOMIDE, Camilo. Desempenho do Brasil melhora, mas, ainda estamos longe de uma educação de qualidade. Boletim da Educação, Editora Abril, 2010. Disponível em: < http://www.educarparacrescer.abril.com.br/blog/boletim-educacao/2010/12/07/ >. Acesso em: 31 mar. 2014. [ Links ]

HECKLER, V.; SARAIVA, M. F. O.; K. S. O. Uso de simuladores, imagens e animações como ferramentas auxiliares no ensino/aprendizagem de Óptica.Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), São Paulo, v. 29, n. 2, p. 267-273, 2007. [ Links ]

MAGALHÃES, M. G. M. et al. (2002) Utilizando tecnologia computacional na Analise Quantitativa de Movimento: uma atividade para alunos do Ensino Médio. Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), São Paulo, v. 24, n. 2, p. 97-102, 2002. [ Links ]

MARINS, F. C. M. A utilização de diagramas causais no desenvolvimento de Atividades de Modelagem Semiquantitativa: um estudo exploratório com estudantes do Ensino Médio. Dissertação (Mestrado em Física) - Programa de Pós-Graduação em Física, Universidade Federal do Espírito Santo UFES, Vitória/ES. 2009. [ Links ]

MULINARI, M. H. A utilização da Modelagem Computacional como estratégia de a,nálise de Ecossistemas Manguezais 56 f. Trabalho de Conclusão de Curso. (Graduação em Ciências Biológicas), UFES, 2006. [ Links ]

OGBORN, J.; MILLER, R. Computacional issues in modelling. In: MELLAR, H. et al. (Eds.) Learning with artificial aorlds:Computer Based Modelling in the Curriculum. London: The Falmer Press, 1994. cap 5, p. 33-38. [ Links ]

SALES, G. L. et. al. Atividades de Modelagem Exploratória aplicada ao ensino de Física Moderna com a utilização do objeto de aprendizagem Pato Quântico. Revista Brasileira de Ensino de Física (RBEF), São Paulo, v. 30, n. 3, 3501-13, 2008. [ Links ]

Downloads

Publicado

2015-10-30 — Atualizado em 2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS