SABERES POPULARES E EDUCAÇÃO CIENTÍFICA: UM OLHAR A PARTIR DA LITERATURA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS
FOLK WISDOM AND SCIENCE EDUCATION: A REVIEW FROM THE NATIONAL LITERATURE
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172015170202Palavras-chave:
Saberes Populares; Ensino de Ciências; Revisão de Literatura.Resumo
Apresentamos um olhar para a literatura na área de Educação Científica sobre o tema saberes populares, procurando compreender como este é tratado pela pesquisa em Ensino de Ciências. Realizamos uma revisão em seis periódicos nacionais da área de ensino/aprendizagem de ciências publicados entre 2000 e 2012 e, posteriormente, buscamos outras publicações dos autores levantados. Após a leitura dos trabalhos, construímos quatro categorias: Reflexões teóricas; Novas alternativas didáticas; Troca de conhecimentos com a comunidade; Investigação das transformações ocorridas ao longo do tempo. A pesquisa sobre a inserção de saberes populares no Ensino de Ciências ainda é incipiente e concentra-se no desenvolvimento de novas alternativas didáticas, o que mostra um movimento no sentido de aproximar, por meio da pesquisa, os saberes populares do conhecimento escolar.
We present a Science Education literature review about folk wisdom, trying to understand how this subject is approached by research in science education. We did a revision in six Brazilian periodicals that published articles about science education/science learning, between 2000 and 2012 and, subsequently, sought other publications from the same authors. After reading the papers, we classified them in four categories: Theoretical reflections; New educational alternatives; Knowledge exchange with the community; Investigation of transformation over time. Research on folk wisdom's inclusion in science education is still incipient and focuses on the development of new teaching alternatives. This shows a movement in the sense to approximate, through the research, conventional knowledge to school knowledge.
Downloads
Referências
ALMEIDA, R. O. Cultura e inovação tenológica: a compra da moenda. In: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 4, 2008, Salvador. Anais...Salvador, 2008. [ Links ]
ALMEIDA, R. O. Limiares de tolerância à sujeira, destilação e o ensino de ciências: uma perspectiva histórico-cultural. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 8, 2011, Campinas. Anais... Campinas, 2011. [ Links ]
ALMEIDA, R. O. Ajofe e alcoometria: as escolas diante das mudanças socioculturais ligadas à produção de cachaça artesanal na microrregião de Abaíra, Bahia, Brasil. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 1, p. 187-214, jan/abr. 2012. [ Links ]
AYALA, M.; AYALA, M.I. N. Cultura popular no Brasil: perspectiva de análise. São Paulo: Ática, 1987. [ Links ]
BAPTISTA, G. C. S. Importância da demarcação de saberes no ensino de ciências para as sociedades tradicionais. Ciência & Educação, Bauru, v.16, n. 3, p. 679-694, set/dez. 2010. [ Links ]
CALDEIRA, S. A.; PINHEIRO, P. C. Os saberes químicos presentes na produção popular de doce de leite e a sua mediação para a sala de aula utilizando um sistema hipermídia. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 15, 2010, Brasília. Anais... Brasília, 2010. [ Links ]
CAMPOS, A. V. Sementes de vida: pesquisa e propriedade intelectual. In: Congresso Internacional de Educação, 5, 2007, São Leopoldo. Anais... São Leopoldo, 2007. [ Links ]
CANCLINI, N. G. Culturas híbridas: Estratégias para entrar e sair da modernidade. 2. ed. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1998. [ Links ]
CHASSOT, A. Saberes Populares fazendo-se saberes escolares: uma alternativa para a alfabetização científica. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 5, 2004, Curitiba. Anais... Curitiba, 2004. [ Links ]
CHASSOT, A. Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. 4. ed. Ijuí: Unijuí, 2006. [ Links ]
CHASSOT, A. Haciendo educación en ciencias en los estudios de Pedagogía con la inclusión de saberes populares en el currículum. Alambique. Didáctica de las Ciencias Experimentales, n. 51, p. 20-25, 2007. [ Links ]
CHASSOT, A. Fazendo Educação em Ciências em um Curso de Pedagogia com Inclusão de Saberes Populares no Currículo. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 27, p. 9-12, fev. 2008a. [ Links ]
CHASSOT, A. Sete escritos sobre educação e ciência. 1.ed. São Paulo: Cortez, 2008b. [ Links ]
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. 28. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2000. [ Links ]
GOMES, A. S.; PINHEIRO, P. C. A produção artesanal de tijolos: um saber patrimonial estudado nas aulas de ciências de uma sala multisseriada. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 23, 2000a, Poços de Caldas. Anais... Poços de Caldas, 2000a. [ Links ]
GOMES, A. S.; PINHEIRO, P.C. O resgate dos saberes envolvidos na engenharia popular de fabrico de tijolos. In: Congresso Brasileiro de Ensino de Engenharia, 28, 2000b, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto, 2000b. [ Links ]
GONDIM, M. S. C. A inter-relação entre saberes científicos e saberes populares na escola: uma proposta interdisciplinar baseada em saberes das artesãs do Triângulo Mineiro. 2007. 174 f. Dissertação (Mestrado Profissionalizante em Ensino de Ciências) - Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências, Universidade de Brasília, Brasília, 2007. [ Links ]
GONDIM, M. S. C.; MÓL, G.S. Interlocução entre os saberes: relações entre os saberes populares de artesãs do triângulo mineiro e o ensino de ciências. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 7, 2009, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2009. [ Links ]
GONDIM, M. S. C.; MÓL, G. S. Saberes Populares e Ensino de Ciências: Possibilidades para um trabalho interdisciplinar. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 30, p. 3-9, nov. 2008a. [ Links ]
GONDIM, M. S. C.; MÓL, G. S. Saber Popular e ensino de ciências: possibilidades para um trabalho interdisciplinar. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 14, 2008b, Curitiba. Anais... Curitiba, 2008b. [ Links ]
LOPES, A. R. C. Reflexões sobre currículo: as relações entre senso comum, saber popular e saber escolar. Em Aberto, Brasília, n. 58, p. 14-23, abr/jun. 1993. [ Links ]
LOPES, A. R. C. Conhecimento escolar: ciência e cotidiano. Rio de Janeiro: EdUERJ, 1999. [ Links ]
MENDES, B. A.; ALMEIDA, R. O. "Querem fechar os engenhos antigos!": Possibilidades de abordagem escolar dos dilemas entre Cultura Cotidiana e Cultura técnico-científica. In: Encontro de Estudos Multidisciplinares em Cultura, 7, 2011, Salvador. Anais... Salvador, 2011. [ Links ]
MENEGAT, G. C.; VENQUIARUTO, L.D. A aprendizagem através dos saberes populares. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 29., 2006, Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia, 2006. [ Links ]
PINHEIRO, P. C. A interação de uma sala de aula de química de nível médio com o Hipermídia Etnográfico sobre o sabão de cinzas vista através de uma abordagem sócio (trans)cultural de pesquisa. 2007. 859 p. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2007. [ Links ]
PINHEIRO, P. C. Estabelecendo "pontes" entre a cultura popular, a cultura dos alunos e a ciência escolar a partir de um instrumento hipermídia etnográfico. Disponível em: <http://www.lapeq.fe.usp.br/pesquisas/pdf/resumo_expandido_paulo.pdf>. Acesso em: 15 jul. 2012.s/d [ Links ]
PINHEIRO, P. C.; GIORDAN, M. O preparo de sabão de cinzas em Minas Gerais, Brasil: do status de etnociência à sua mediação para a sala de aula utilizando um sistema hipermídia etnográfico. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 15, n. 2, p. 355-383, ago. 2010. [ Links ]
PRIGOL, S.; DEL PINO, J. C. O saber popular como uma alternativa temática para a estruturação curricular do ensino de ciências. In: Encontro Nacional de Ensino de Química, 14, 2008, Curitiba. Anais... Curitiba, 2008. [ Links ]
PRIGOL, S.; DEL PINO, J. C. Concepção e envolvimento de alunos do ensino médio de uma escola pública do município de Erechim/RS sobre a relação: saber popular do queijo x saber científico no currículo de ciências. Revista de Educação do IDEAU, v. 4, n. 8, jan/jun. 2009. [ Links ]
PRIGOL, S.; VENQUIARUTO, L. D. Valorização de saberes populares relacionados com a produção de queijo. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 29, 2006, Águas de Lindoia. Anais... Águas de Lindoia, 2006. [ Links ]
REICHERT, I. C. Buscando criar raízes: preservação dos saberes de famílias de migrantes rurais em uma prática de Educação Ambiental. Revista de Estudos (Novo Hamburgo), Novo Hamburgo, v. 23, p. 47-58, jul/dez. 2000. [ Links ]
RESENDE, D. R.; CASTRO, R. A.; PINHEIRO, P. C. O Saber popular nas aulas de química: Relato de experiência envolvendo a produção do vinho de laranja e sua interpretação no ensino médio. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 32, n. 3, p. 151-160, ago. 2010. [ Links ]
SANTOS, D. et al. Produção de Sabão utilizando extrato aquoso de cinzas. In: Encontro de Química da Região Sul, 19, 2012, Tubarão. Anais... Tubarão, 2012. [ Links ]
SILVA, D. Contradições do currículo oficial: uma abordagem multicultural. In: Encontro Nacional de Educação Social, 2, 2002, Maringá. Anais... Maringá, 2002. [ Links ]
SILVA, D. Saber Popular fazendo-se saber escolar. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 5, 2004, Curitiba. Anais... Curtitiba, 2004. [ Links ]
SILVA, P. B.; AGUIAR, L. H.; MEDEIROS, C. F. O papel do professor na produção de medicamentos fitoterápicos. Química Nova na Escola, São Paulo, n. 11, p.19-23, mai. 2000. [ Links ]
SIQUEIRA, A. B.; CHASSOT, A. Etnobotânica no currículo de ciências do ensino fundamental na educação de jovens e adultos - EJA. In: Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul, 5, 2004, Curitiba. Anais... Curitiba, 2004. [ Links ]
STOCKMANN, R. et al.Percepção e resgate dos saberes populares de Luminárias/MG. Revista Brasileira de Agroecologia, Cruz Alta, v. 2, n. 1, fev. 2007. [ Links ]
VENQUIARUTO, L.; DALLAGO, R.; DACROCE, C. F. Saberes populares relacionados com a salga da carne fazendo-se saberes escolares. In: Reunião Anual da Sociedade Brasileira de Química, 32., 2009, Fortaleza. Anais... Fortaleza, 2009. [ Links ]
THIOLLENT, M. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Ed. Cortez, 1994. [ Links ]
TURA, M. de L. R. Conhecimentos escolares e a circularidade entre culturas. In: LOPES, A. C.; MACEDO, E. (Org.). Currículo: debates contemporâneos. São Paulo: Cortez, 2002. p.150-173. [ Links ]
VENQUIARUTO, L. D. et al. Avaliação do emprego do extrato aquoso de cinzas na produção artesanal de sabão. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 33., 2013, Ijuí. Anais... Ijuí, 2013a. [ Links ]
VENQUIARUTO, L. D.; DALLAGO, R. M.; DEL PINO, J. C. Saberes populares fazendo-se saberes escolares: um estudo envolvendo a produção artesanal do vinho. In: Encontro de Química da Região Sul, 19., 2012, Tubarão. Anais... Tubarão, 2012. [ Links ]
VENQUIARUTO, L. D. et al. Saberes populares fazendo-se saberes escolares: um estudo envolvendo a produção artesanal do vinho. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 33., 2013, Ijuí. Anais... Ijuí, 2013b. [ Links ]
VENQUIARUTO, L. D.et al. Saberes populares fazendo-se saberes escolares: um estudo sobre a cachaça artesanal. In: Encontro de Debates sobre o Ensino de Química, 33., 2013, Ijuí. Anais... Ijuí, 2013c. [ Links ]
VENQUIARUTO, L. D. et al. Saberes Populares Fazendo-se Saberes Escolares: Um estudo envolvendo a produção artesanal do pão. Química Nova na Escola, São Paulo, v. 33, n. 3, p. 135-141, ago. 2011a. [ Links ]
VENQUIARUTO, L. D. et al. Saberes populares fazendo-se saberes escolares: um estudo envolvendo a produção artesanal do pão. In: Reunião anual da Sociedade Brasileira de Química, 34., 2011b, Florianópolis. Anais... Florianópolis, 2011b. [ Links ]
VENQUIARUTO, L. D. et al. Saberes populares fazendo-se saberes escolares: um estudo envolvendo extrato aquoso de cinzas. Perspectiva, Erechim, v. 34, n. 127, p. 91-98, set. 2010. [ Links ]
WARNIER, J. A mundialização da cultura. 2. ed. Bauru: EDUSC, 2003. [ Links ]