CONCEPÇÕES E IMPLICAÇÕES DA APRENDIZAGEM NO CAMPO DA EDUCAÇÃO EM SAÚDE

CONCEPTS AND IMPLICATIONS OF LEARNING HEALTH EDUCATION

Autores

  • Julio Cesar Bresolin Marinho Universidade Federal do Pampa (Unipampa)
  • João Alberto da Silva Universidade Federal do Rio Grande (FURG)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172015170204%20

Palavras-chave:

Educação em Saúde; Aprendizagem; Tomada de Consciência.

Resumo

O artigo busca compreender as concepções e as implicações da aprendizagem no campo da Educação em Saúde no contexto dos anos iniciais. Para tal, utilizou-se uma abordagem metodológica qualitativa. Os dados foram interpretados pela Análise de Conteúdo, que nos permitiu a emergência de três categorias. Percebemos que, para uma aprendizagem significativa no campo da Educação em Saúde, é necessário que os professores partam do que é conhecido pelos alunos, possibilitem a tomada de consciência das ações em prol da saúde, para que o sujeito possa agir de forma autônoma. Se for desconsiderado o conhecimento prévio, e primar-se por uma aprendizagem sustentada pela criação de hábitos, o professor estará favorecendo a manifestação de um comportamento heterônomo.

This paper aims to understand the concepts and implications of learning Health Education in elementary school. A qualitative methodology was used. Data were interpreted by Content Analysis. For a meaningful learning in Health Education to be reached, it was found necessary for teachers to start from what is known by the students thus fostering the awareness of actions at the expense of health, so that individuals can act autonomously. When disregarding prior knowledge and excelling and sustaining learning by repetition and habit creation, teachers favor the manifestation of a heteronomous behavior.

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Publicado

2015-05-19 — Atualizado em 2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS