CURRÍCULO TEMÁTICO FUNDAMENTADO EM FREIRE-CTS: ENGAJAMENTO DE PROFESSORES DE FÍSICA EM FORMAÇÃO INICIAL

  • Caetano Castro Roso UFSC/SC
  • Rosemar Ayres dos Santos UFSM/RS
  • Suiane Ewerling da Rosa UFSM/RS
  • Décio Auler UFSM/RS

Resumo

Este trabalho resultou da reflexão sobre vivência de professores(as) de física, em formação inicial, com a abordagem temática, fundamentada em Freire-CTS. Buscamos responder à pergunta: como professores(as), em formação inicial, posicionam-se frente à possibilidade de realizar encaminhamentos curriculares pautados pela abordagem temática durante seu estágio curricular e/ou no decorrer da sua atuação profissional? Utilizamos a Análise Textual Discursiva para analisar questionários respondidos por esses professores(as) ao final do trabalho. Como resultados, identificamos três categorias articuladas ao currículo: (i) da fragmentação disciplinar à interdisciplinaridade, (ii) temas da realidade dos estudantes como ponto de partida e (iii) abordagem temática: reconfiguração curricular ou nova metodologia? Ao final, sinalizamos desafios e potencialidades de currículos temáticos.

Biografia do Autor

Caetano Castro Roso, UFSC/SC

Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da UFSC; Doutorando (PPGECT/UFSC); Mestre em Educaçao pela UFSM; Licenciado em Física pela UFSM.

Rosemar Ayres dos Santos, UFSM/RS

Universidade Federal da Fronteira Sul e Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM; Doutoranda (PPGE/UFSM); Mestre em Educação pela UFSM; Licenciada em Física pela UFSM.

Suiane Ewerling da Rosa, UFSM/RS

Instituto Federal da Bahia; Mestre em Educação pela UFSM; Licenciada em Física pela UFSM.

Décio Auler, UFSM/RS

Programa de Pós-Graduação em Educação da UFSM; Doutor em Educação pela UFSC; Mestre em Educação pela UFSM; Licenciado em Física pela UNISC.

Publicado
2015-05-16
Seção
Artigos