OS “OBJETOS DE ESTUDO” DA PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, SEGUNDO PESQUISADORES BRASILEIROS
THE “OBJECTS OF STUDY” FROM RESEARCH IN PHYSICS TEACHING ACCORDING TO BRAZILIAN RESEARCHERS
DOI:
https://doi.org/10.1590/1983-21172015170207Palavras-chave:
Ensino de Física; Pesquisa em Ensino de Física; Didática da Física.Resumo
Nesta pesquisa, optamos por investigar junto a pesquisadores em ensino de física brasileiros sobre os "objetos de estudo" deste campo, numa tentativa de identificar algumas características que permitam organizar núcleos de conteúdos a serem ensinados numa disciplina de Didática da Física. Também perguntamos sobre os métodos de pesquisa e os principais referenciais teóricos, além de realizar uma sucinta caracterização dos perfis profissionais desses pesquisadores, a fim de ampliar opções de compreensão das respostas à questão. Para tanto, aplicamos um questionário elaborado e validado, especificamente para cada pesquisador. Através da análise dos dados obtidos pudemos concluir que os "objetos de estudo" da pesquisa em ensino de física no Brasil são diversos, mas possíveis de ser entendidos em campos temáticos inter-relacionados. Além disso, constatamos o caráter multidisciplinar da pesquisa na área, o que nos permite deduzir que o ensino da Didática da Física deve ter esse mesmo caráter.
In this study, we investigate "objects of study" among Brazilian researchers in Physics Teaching, in an attempt to identify characteristics that allow the organization of themes or contents to be taught in a course called Didactics of Physics. Moreover, we decided to ask about the research methods and the main theoretical frameworks, as well as a succinct characterization of these researchers' professional profiles, in order to broaden the answers' understanding of the question. Such questions were asked through a validated questionnaire designed specifically for each researcher. Data collected allowed us to conclude that the "objects of study" in physics teaching's research in Brazil are diverse, but possible to be understood in interrelated thematic fields. We also found the research's multidisciplinary nature in the area, which allows us to deduce that teaching of Didactics of Physics must have the same character.
Downloads
Referências
ATLAS. ti Qualitative Data Analysis.Scientific Software Development GmbH, Copyright (c) 2013. [ Links ]
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições70, 2002. [ Links ]
DELIZOICOV, D. Pesquisa em ensino de ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. In: NARDI, R. (Org.) A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007, p.413-449. [ Links ]
ENCONTRO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, 7., Florianópolis, 2009. Atas... Disponível em: <http://posgrad.fae.ufmg.br/posgrad/viienpec/>. Acesso em: 18 out. 2011. [ Links ]
ENCONTRO ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS, ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM ENSINO DE CIÊNCIAS 8., Campinas, 2011. Atas... Disponível em:<http://www.nutes.ufrj.br/abrapec/viiienpec/index.htm>. Acesso em:18 out. 2011. [ Links ]
ENCONTRO ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 10., Londrina, 2006. Atas... Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/x/atas/>. Acesso em: 18 out. 2011. [ Links ]
ENCONTRO ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICAENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA, 11., Curitiba, 2008. Atas... Disponível em: <http://www.sbf1.sbfisica.org.br/eventos/epef/xi/atas/>. Acesso em: 18 out. 2011. [ Links ]
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. Ed. São Paulo: Editora Atlas, 2008. [ Links ]
MEGID NETO, J.Três décadas de pesquisas em educação em ciências: tendências de teses e dissertações (1972-2003). In: NARDI, R. (Org.) A pesquisa em ensino de ciências no Brasil: alguns recortes. São Paulo: Escrituras, 2007, p.341-355. [ Links ]
MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2007. [ Links ]
NARDI, R. A área de ensino de ciências no Brasil: fatores que determinaram sua constituição e suas características segundo pesquisadores brasileiros. 2005. 170 f. Tese (Livre Docência) - Faculdade de Ciências, Universidade Estadual Paulista. Bauru, 2005. [ Links ]
NARDI R.; ALMEIDA, M.J.P.M. Investigação em ensino de ciências no Brasil segundo pesquisadores da área: alguns fatores que lhe deram origem. Pro-Posições, Campinas, v. 18, n. 1 (52) - jan./abr., 2007. [ Links ]