A Temática Ambiental em Documentos Curriculares Nacionais do Ensino Médio

  • Diógenes Valdanha Neto Universidade Federal do Triângulo Mineiro
  • Clarice Sumi Kawasaki Universidade de São Paulo
Palavras-chave: Temática Ambiental, Educação Ambiental, Currículo.

Resumo

Este artigo relata uma pesquisa que investigou em que medida e extensão a temática ambiental é desenvolvida em documentos curriculares nacionais do Ensino Médio, em continuidade a um estudo anterior que realizou similar investigação, porém em documentos curriculares nacionais do Ensino Fundamental (anos finais). Realizou-se uma análise do conteúdo dos documentos curriculares em uma abordagem qualitativa da pesquisa educacional. Nestes documentos, a presença da temática ambiental é muito menor e menos significativa quando comparada aos do Ensino Fundamental, bem como, com uma abordagem predominantemente conservacionista/científica, trazendo uma visão reducionista e pouco politizada/crítica da temática ambiental. Distintamente, as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental avançam na inclusão de uma Educação Ambiental crítica no currículo nacional da escola básica.

Biografia do Autor

Diógenes Valdanha Neto, Universidade Federal do Triângulo Mineiro
Biólogo (FFCLRP/USP), mestre em Educação Escolar (FCLAR/UNESP), doutorando em Educação (FE/USP). Docente do Departamento de Educação em Ciências, Matemática e Tecnologias (DECMT), vinculado ao Instituto de Ciências Exatas, Naturais e Educação da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (ICENE/UFTM).
Clarice Sumi Kawasaki, Universidade de São Paulo
Bióloga (UNICAMP), Mestre em Educação (UNICAMP), Doutora em Educação (USP). Docente do Departamento de Educação, Informação e Comunicação (DEDIC) da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, Universidade de São Paulo (FFCLRP/USP). Docente credenciada junto ao Programa de Pós Graduação em Educação da FFCLRP/USP.
Publicado
2015-06-10
Seção
Artigos