REVISITANDO A BASE DE CONHECIMENTOS E O CONHECIMENTO PEDAGÓGICO DO CONTEÚDO (PCK) DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

REVISITING THE KNOWLEDGE BASE AND SCIENCE TEACHERS’ PEDAGOGICAL CONTENT KNOWLEDGE

Autores

  • Carmen Fernandez Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.1590/1983-21172015170211

Palavras-chave:

Base de Conhecimentos para Professores; Conhecimento Pedagógico do Conteúdo; Ensino de Ciências.

Resumo

A literatura, em especial da área de ensino de ciências, tem apontado uma base de conhecimentos para professores que delimita e caracteriza essa profissão. Dentre estes, o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK, na sigla em inglês), representa o conhecimento que os professores utilizam no processo do ensino, distinguindo o professor de uma dada disciplina de um especialista dessa disciplina e tem sido considerado um modelo frutífero para a investigação sobre os professores de ciências e, para subsidiar currículos e propostas de formação inicial e contínua. Por outro lado, existe pouca literatura em português e, a julgar pela sua importância no cenário internacional e pelo problema com as traduções de alguns termos, justifica-se fornecer um panorama da literatura em ensino de ciências apresentando os componentes da base de conhecimentos de professores e, em particular, o PCK, os modos estabelecidos para seu acesso, além de apresentar uma análise crítica aos modelos propostos.

The literature, especially in science teaching has appointed a professional knowledge base for teaching, which defines and characterise the teaching profession. Among these, the Pedagogical Content Knowledge (PCK) represents the knowledge that teachers use in the educational process and distinguishes a teacher of a given discipline from an expert of that discipline and has been considered a fruitful model for research on science teachers and for support curricula and proposals for initial and continuing training. On the other hand, there is little literature in Portuguese and, judging its importance in the international scene and the problems with translations of some terms, an overview of the literature on science education presenting the components of the knowledge base and PCK, the models set for its access and its documentation is justified. The paper also presents a critical analysis of the proposed models.

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Biografia do Autor

Carmen Fernandez, Universidade de São Paulo (USP)

   

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Publicado

2015-06-25 — Atualizado em 2021-04-28

Edição

Seção

RELATOS DE PESQUISAS / RESEARCH REPORTS