Revisitando a Base de Conhecimentos e o Conhecimento Pedagógico do Conteúdo de professores de Ciências

  • Carmen Fernandez Universidade de São Paulo

Resumo

O Conhecimento Pedagógico do Conteúdo (PCK) representa o centro dos conhecimentos profissionais de professores, aquele conhecimento que distingue um professor das demais profissões e tem sido considerado um modelo frutífero para a investigação sobre os professores e, como consequência, para propostas de como desenvolvê-lo durante a formação inicial e contínua. Por outro lado, existe pouca literatura em português e, a julgar pela sua importância no cenário internacional, pela quantidade de modelos propostos e o problema com as traduções de alguns termos, justifica-se fornecer um panorama da literatura apresentando os componentes da base de conhecimentos de professores e do PCK, os modos estabelecidos para seu acesso e documentação além de apresentar uma análise crítica a esses modelos.

Biografia do Autor

Carmen Fernandez, Universidade de São Paulo
Carmen FernandezDepartamento de Química FundamentalInstituto de Química da Universidade de São Paulo
Publicado
2015-06-25
Seção
Artigos